Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/08/2009 - 09:34

BNDES reforça internacionalização com inauguração de escritório de representação em Montevidéu

O BNDES inaugurou no dia 27 de agosto (quinta-feira), em Montevidéu sua primeira representação fora do Brasil. O escritório servirá para apoiar as operações do Banco em países da América Latina e em particular junto aos sócios do Mercosul. A presença do BNDES na capital uruguaia permitirá que o Banco atue de maneira mais intensa junto a empresas e governos da região, para fomentar a realização de negócios, contribuindo para o desenvolvimento econômico regional.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge e do presidente do BNDES, Luciano Coutinho. Também participaram, o embaixador brasileiro em Montevidéu, José Eduardo Felicio, e o vice-presidente do BNDES, Armando Mariante, o vice-presidente do Uruguai, Rodolfo Ninovoa, e outras autoridades daquele país. O evento também marcou a abertura do escritório do Banco do Brasil, em Montevidéu, e ambas as instituições estão instaladas no edifício World Trade Center.

A abertura da representação do BNDES no Uruguai é parte do empenho brasileiro para diminuir as assimetrias dentro do bloco comercial. O Banco intensificará seus esforços para ampliar o intercâmbio comercial entre os países da região e pode também apoiar projetos de infraestrutura que tenham impacto regional.

O BNDES tem papel importante no financiamento das exportações de bens e serviços brasileiros e dos investimentos diretos no exterior realizados por empresas brasileiras. De 1997 a 2009, o Banco liberou US$ 4,8 bilhões em créditos para exportação de bens e serviços na América Latina, sendo que metade dos recursos foi destinada a projetos em países do Mercosul.

Entre janeiro e julho deste ano, os desembolsos do Banco para os países do bloco comercial atingiram US$ 378 milhões, e 97% dos recursos foram para projetos de infraestrutura. Em relação ao mesmo período de 2008, o crescimento dos desembolsos é de 109%.

A presença do BNDES em Montevidéu facilitará a elaboração de programas e produtos direcionados aos países da região, particularmente os membros do Mercosul. A nova representação também será um canal para contatos mais ágeis entre o Banco e empresas com atuação regional, além de organismos governamentais e regionais. Com isso, será possível obter de forma mais fácil e direta informações sobre as possibilidades de apoio financeiro oferecidas pelo Banco.

A capital uruguaia foi escolhida para a instalação da nova representação do BNDES porque já possui diversos centros de decisão relacionados ao Mercosul. O Uruguai é a sede da Secretaria do Mercosul, órgão executivo do bloco comercial, da Secretaria Geral da Aladi (Associação Latino-Americana de Integração) e de várias outras instituições regionais. A cidade também é a sede do Parlamento do Mercosul e é utilizada como base para as reuniões mais importantes de comitês, conselhos e grupos técnicos voltados à integração regional.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira