Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/08/2009 - 07:59

Positivo Informática tem aumento de 2,6 pontos percentuais no market share do segundo trimestre de 2009

Curitiba – A Positivo Informática S.A., maior fabricante de computadores do Brasil e líder no segmento de tecnologia educacional, registrou, no segundo trimestre de 2009 (2T09), market share de 16,5% no mercado total, aumento de 2,6 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior, representando uma superioridade de 129,9% e 161,6% (em unidades) em relação a segunda e terceira colocadas, respectivamente.

Esse movimento reflete os esforços da companhia para compensar os efeitos da crise, quando foram atingidos crescimentos de 0,1% e de 2,1% na comparação anual, respectivamente no primeiro e segundo trimestres de 2009, enquanto o mercado total apresentou reduções de 25,3% e de 13,8%, respectivamente, na mesma comparação.

Em desktops, cujo market share foi de 14,4% no 2T09, a vantagem apresentada em relação às concorrentes foi ainda maior: 161,9% e 283,6% superior (em unidades), avaliando-se a segunda e terceira colocadas, respectivamente. Em notebooks, a participação foi de 20,9% no período, 5,4 p.p. maior na comparação anual e aumento de 3,5 p.p. em relação ao primeiro trimestre deste ano. Quando verificada a evolução do market share anualizado, nota-se que a Positivo Informática mantém com sucesso sua vantagem relativa em relação a suas principais concorrentes:

No mercado oficial, o market share da Positivo Informática no 2T09 foi de 25,8%, aumento de 3,6 p.p. em relação ao mesmo trimestre de 2008, sendo 28,0% em desktops e 23,2% em notebooks.

A companhia se manteve na liderança absoluta do mercado oficial, com grande vantagem em relação aos seus concorrentes mais próximos, como podemos verificar na tabela a seguir.

Mercado Governo e Educação: No mercado de governo e educação, a Positivo Informática foi líder, atingindo participação recorde de 46,9% no 2T09, aumentos de 10,8 p.p. na comparação anual e de 21,8 p.p. na trimestral. A empresa vem mantendo sua liderança nesse mercado há 11 trimestres consecutivos, refletindo os grandes leilões realizados no país vencidos pela Positivo Informática nos últimos anos.

Varejo:No mercado de varejo, a Positivo Informática ampliou em 3,1 p.p. o market share conquistado no 2T08, sendo líder tanto em desktops quanto em notebooks. A companhia vendeu praticamente a soma dos 2º, 3º e 4º colocados, atingindo 28,2% de participação no 2T09.

A Positivo Informática é líder nesse segmento há 19 trimestres consecutivos, mantendo uma ampla base de distribuição, que supera 7.700 pontos de vendas no Brasil. Os computadores Positivo estão presentes nos maiores varejistas do país.

A sólida presença da Positivo Informática permitiu atingir um volume de 328,3 mil PCs no 2T09.

Mercado Corporativo: No 2T09, a Positivo Informática registrou 2,8% de market share no mercado corporativo, ampliando em 0,3 p.p. a participação do 2T08. Cumpre ressaltar que o segmento corporativo representa o menor volume de vendas da companhia e é o que tem sido mais impactado pela crise financeira mundial, devido a postergações na aquisição de computadores pelas empresas.

A Positivo Informática tem aumentado consistentemente sua participação nesse mercado, conforme verificado a seguir.

Positivo Informática - Criada em 1989, a Positivo Informática (Bovespa: POSI3) tem presença nacional e internacional, oferecendo as mais avançadas soluções de tecnologia, da fabricação de computadores ao desenvolvimento de ferramentas educacionais. A companhia atua com duas divisões de negócios: Hardware e Tecnologia Educacional. No portfólio da divisão de Hardware, a empresa oferece uma linha completa de microcomputadores - desktops e notebooks -, servidores e impressoras, sendo a líder nacional de mercado de computadores segundo a IDC (International Data Corporation) há 19 trimestres consecutivos. Para dar suporte a todas as suas atividades conta com uma rede de assistência técnica de cerca de 400 empresas licenciadas cobrindo a totalidade das cidades brasileiras, além da CRP - Central de Relacionamento Positivo. No segmento de Tecnologia Educacional, a Positivo Informática é reconhecida pelo pioneirismo no desenvolvimento e pela qualidade das soluções tecnológicas em seus três segmentos de atuação: ensino particular, ensino público e varejo. As soluções educacionais da Positivo Informática estão presentes em 11.782 escolas públicas, 2.453 escolas particulares e em mais de 900 pontos de venda no varejo. [ www.positivoinformatica.com.br/ri]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira