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29/08/2009 - 08:01

CPM Braxis recebe recertificação da ISO 20000

Companhia apresenta avanços no gerenciamento dos processos de serviços e recebe nova certificação para área de gestão de tecnologia .

Como reconhecimento do alto nível de eficiência nos processos e práticas de gestão de serviços de TI, a CPM Braxis, maior empresa brasileira de serviços de TI, acaba de conquistar, pelo segundo ano consecutivo, o selo ISO 20000. A certificação atesta a qualidade dos processos utilizados pela companhia, mais especificamente na área de Global Operation Center (GOC), responsável pelo gerenciamento do ambiente de TI nos clientes. Para manter esta certificação, as empresas devem ser auditadas anualmente. De acordo com a última avaliação, a CPM Braxis manteve 100% de conformidade com todos os requisitos da norma, fato raro no mercado.

Durante o processo de auditoria, realizado pela Bureau Veritas Certification (BVC) a CPM Braxis também apresentou diversas melhorias com relação ao ano anterior. “A ISO 20000 é a garantia de que a nossa operação está padronizada. Seguimos as melhores práticas de serviços de TI e temos um ganho de produtividade replicado em vários clientes. O selo representa, portanto, um importante diferencial competitivo da empresa no mercado”, analisa o vice-presidente da área de Infrastructure Technology, Rogério Brecha. Apenas quatro companhias brasileiras detêm a certificação. “Essa renovação pode ser considerada a comprovação de que a CPM Braxis está em constante evolução”, conclui.

Na avaliação anual da ISO 20000, é preciso apresentar resultados que demonstrem que a empresa mantém o cumprimento às suas diversas normas e, também, o constante comprometimento com a melhoria dos processos e dos resultados. “O GOC cresceu mais de 50% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando recebeu a certificação”, afirma Brecha. Em 2008, a área, que trabalha em um modelo 24x7, reunia nove posições de atendimento. O número subiu para 25 neste ano e a expectativa é que, em 2010, haja outro crescimento no mesmo ritmo ou ainda maior.

Outro requisito para a renovação da certificação é a necessidade da adequação das documentações para cada norma do padrão ISO 20000. Além disso, todos os processos devem ser bem estruturados e, assim como a gestão de serviços, o gerenciamento de incidentes deve seguir à risca as melhores práticas de TI descritas na biblioteca ITIL (Information Technology Infrastructure Library).

Brecha ainda destaca a capacitação da equipe de profissionais do GOC como item fundamental na construção e manutenção desse ambiente padronizado. Para atender aos requisitos do processo de recertificação foi desenvolvido um trabalho em conjunto de várias áreas da empresa.

Durante a auditoria, iniciada em maio, a BVC destacou o trabalho da área de Competências na descrição das funções dos profissionais do GOC e na identificação das habilidades e gaps dos colaboradores. Outro ponto ressaltado foi a área de Projetos de ITS, responsável pelo controle baseando-se no custo, escopo e prazo de cada projeto. Para garantir o cumprimento de todas as requisições para a recertificação, a CPM Braxis realizou uma auditoria interna. Com base nesse encontro, a equipe envolvida no projeto criou um documento que é apresentado ao auditor no dia da recertificação.

A ISO 20000 é concedida às empresas detentoras de alto nível de eficiência dos processos e de melhores práticas em gestão de serviços de TI. A CPM Braxis conquistou o selo pela primeira vez em 2008. Para 2010, a companhia pretende estender a certificação para o Service Desk.

Perfil: CPM Braxis - A CPM Braxis é a maior empresa brasileira de serviços de TI e uma das maiores da América Latina. Oferece consultoria, desenvolvimento e manutenção de aplicativos, integração de software e serviços de suporte à infra-estrutura remota para empresas globais. Com um histórico de mais de 26 anos de sucesso, 12 centros de desenvolvimento e 5,4 mil profissionais, a CPM Braxis tem plantas de desenvolvimento especializadas, centros de teste e comando para gerenciamento remoto de infra-estrutura, bem como centros de serviços compartilhados de manutenção e suporte para soluções SAP.

A proposta de valor da CPM Braxis inclui domínio dos conhecimentos específicos relativos à indústria, capacidade de executar operações paralelas simultaneamente, estrutura de preços competitivos e escalabilidade, assim como modelos de entrega flexíveis, processos robustos e metodologias de primeira linha. A excelência de seu trabalho baseia-se em criatividade e inovação, na capacidade de atrair e manter os melhores e mais brilhantes talentos e no baixo nível de rotatividade de seu pessoal. A CPM Braxis é a única empresa brasileira mencionada no Black Book of Outsourcing como uma das 50 melhores companhias globais de outsourcing, ocupando a 22ª posição. É também a primeira empresa de serviços de TI do Brasil a conquistar a certificação CMMI Dev 1.2 Nível 5. [www.cpmbraxis.com]

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