Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/08/2009 - 08:08

Ticket reduz em 63% o número de fumantes com programa antitabagismo

No próximo dia 29 de agosto, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo e este ano a data ganhou um reforço de peso com a aprovação da “Lei Antifumo” no Estado de São Paulo.. As empresas tiveram que mudar sua rotina para se adequarem às regras, que proíbem o ato de fumar em ambientes públicos fechados. Desde julho de 2008, a Ticket oferece o Programa Antitabagismo, que disponibiliza uma série de recursos e tratamentos para que os colaboradores larguem a dependência à nicotina. O objetivo da empresa com a implantação do programa é proporcionar um ambiente corporativo mais saudável e produtivo.

O Programa Antitabagismo consiste na realização de uma pesquisa para avaliar o nível de qualidade de vida dos colaboradores. Por esse mapeamento a Ticket consegue detectar o tamanho da população tabagista da companhia. Posteriormente, os colaboradores que se encontram dentro do perfil são convidados a participar de uma entrevista motivacional com um médico, que fará exames para detectar o grau de dependência química. Em seguida os colaboradores são encaminhados aos grupos de apoio, formados por médicos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e educadores físicos.

O programa é composto por 06 encontros e tem duração total de dois meses. Durante esse período, acontecem diversas palestras sobre tabagismo e suas conseqüências, intercalados com avaliações periódicas e individuais para mensurar a quantidade de monóxido de carbono encontrado no organismo e os números de cigarros consumidos por dia. A partir desse procedimento, os médicos recomendam o uso de adesivos de nicotina e a dosagem ideal. Em 2008, 74 colaboradores participaram do programa. Já em 2009 existem duas turmas em andamento com 16 colaboradores e fila de espera para os próximos grupos. A taxa de sucesso do programa é surpreendente. De todos aqueles que participaram até hoje, 63% deles deixaram de fumar.

Essa iniciativa é resultado de uma série de políticas que a Ticket vem implementando com o objetivo de contribuir com a qualidade de vida de seus colaboradores. “Os colaboradores são nossa primeira preocupação. Somos uma empresa de serviços e, assim, dependemos diretamente da motivação e do bem estar de cada um para o desenvolvimento de um ambiente corporativo saudável para o sucesso dos negócios”, explica Maria Cecília Aere , coordenadora do Programa Estilo de Vida.

Viva Melhor - As ações antitabagismo fazem parte do Viva Melhor, programa de Saúde que transformou a rotina dos colaboradores da empresa. Além de incentivar o uso consciente do plano médico, investiu na prevenção de doenças e no bem-estar de todos. Entre as ações implementadas pela companhia está uma equipe de saúde multidisciplinar, que conta com médico, psicólogo, fisioterapeuta e nutricionista, que permanecem disponíveis para orientações e atendimentos. Só no ano passado foram cerca de 3 mil.

A empresa também criou um serviço para conscientizar os líderes sobre os males do estresse e a necessidade de evitar que ele domine o ambiente de trabalho, sob risco de prejuízos claros à saúde e produtividade dos colaboradores. A equipe médica interna também passou a efetuar um mini check-up individual (opcional) em todos os funcionários e indicando os tratamentos adequados para cada caso.

Os resultados foram excelentes. Além da redução de 40% nos custos com planos de saúde, o índice de afastamento caiu pela metade, o número de cirurgias foi reduzido em 27,5% e o índice de satisfação dos colaboradores, que em 2002 não passava de 8%, chega hoje a 87%.

“Os números mostram como é possível estabelecer uma relação onde todos saem ganhando. A Ticket ganhou em produtividade, com a queda de afastamentos e uma equipe cada vez mais motivada. Também reduziu os custos que a utilização indevida do plano de saúde e as faltas acarretavam. Por outro lado, cada colaborador foi beneficiado com uma equipe médica sempre ao seu lado, possibilidade de uma segunda opinião médica, benefícios especiais em casos de gravidez ou doenças graves, entre outras coisas”, conclui a executiva.

Ticket - Presente no Brasil desde 1976, a Ticket conquistou a liderança histórica do setor de refeição-convênio, com o Ticket Restaurante. Nestes 33 anos de atuação no País, a empresa também ampliou seu leque de atuação, com o lançamento de produtos inovadores como o Ticket Alimentação, Ticket Car e Ticket Transporte.

Com abrangência nacional, a Ticket atende a 54 mil empresas-clientes e 5,3 milhões de usuários por meio de uma rede de 280 mil estabelecimentos credenciados nos 4,8 mil municípios brasileiros.

A Ticket é uma empresa Accor Services – que integra as empresas Ticket, Ticket Seg, Accentiv´ e Build Up - braço de serviços da Accor no Brasil, grupo mundial e líder europeu no segmento de hotéis e serviços, presente no País há 33 anos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira