Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/08/2009 - 08:08

Estudo americano mostra que a cola de sapateiro faz o mesmo percurso que a cocaína no cérebro

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pelo Brookhaven National Laboratory comprovou que o toluol, solvente presente no adesivo de contato, popularmente conhecido como cola de sapateiro, faz o mesmo caminho que a cocaína no cérebro. A pesquisa foi realizada com macacos, que inalaram a substância.

No Brasil, a cola de sapateiro é a terceira droga mais consumida, perdendo apenas para o álcool e tabaco. O uso de cola e outros solventes orgânicos é um problema muito comum nas grandes cidades, afetando especialmente crianças que vivem nas ruas. A inalação profunda ou repetida pode causar desorientação, perda de controle, queda de pressão, convulsões, desmaios e até coma. É possível que ainda ocorra sangramento no nariz, perda de coordenação muscular e arritmia cardíaca.

No Brasil, existem fabricantes preocupados com o assunto, que já tiraram o toluol da composição da cola de sapateiro. É importante que o consumidor fique atento - a cola de sapateiro com toluol contém o desenho de uma caveira e a especificação da necessidade de uso de máscara para manuseio.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira