Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/08/2009 - 08:11

Prêmio CNI/FIESC destaca importância de inovação na indústria

Empresas de todo o Estado apresentaram projetos e o resultado será anunciado na segunda-feira (31/08).

Florianópolis- As melhores ideias do setor produtivo catarinense foram apresentadas nesta sexta, dia 28, durante a etapa estadual do Prêmio CNI/FIESC. Dezenove empresas, selecionadas nas etapas regionais, mostraram como é possível melhorar produtos e processos com mudanças simples ou com investimentos de retorno rápido. Como conseqüência, elas conseguiram ampliar sua produtividade, reduzir custos e minimizar os impactos ambientais. São exemplos de como a indústria catarinense pode melhorar ainda mais sua competitividade

A cultura da melhoria contínua é a base dos bons projetos realizados pelas empresas que concorrem ao prêmio. A Zanotti S.A, de Jaraguá do Sul, possui ao todo 22 Círculos de Controle de Qualidade, que envolvem cerca de 160 colaboradores comprometidos com a melhoria organizacional. Desses grupos surgiram os três projetos selecionados para etapa estadual. Um deles, que teve como objetivo a substituição de alguns motores utilizados na empresa, teve impacto por meio da redução do consumo de energia. "Em três anos, diminuímos de 37 para 22 KWh e ainda evitamos o descarte de resíduos a cada vez que as máquinas precisavam ser reiniciadas", explica a coordenadora de Garantia de Qualidade da Zanotti, Michelli Seletti.

Criar condições para que os colaboradores possam propor melhorias é uma prática comum entre as empresas que concorrem pelo prêmio deste ano. Na indústria Condor, de São Bento do Sul, oito grupos de melhoria desenvolvem projetos que, se aprovados, são reconhecidos pela empresa. "Notamos que, por participarem e poderem sugerir soluções, os colaboradores se sentem mais valorizados", afirma a gerente de qualidade Simone da Silva.

Na fabricante Ciser, de Joinville, muitas das paradas de máquinas foram resolvidas com a criação de um dispositivo acionado automaticamente. A solução foi criada e desenvolvida pelos próprios colaboradores, em um dos 31 grupos que se reúnem semanalmente para superar os desafios da empresa. Com a melhoria, a Ciser estima que a redução nas paradas proporcione uma economia de R$ 354 mil por ano. Em 2008, a empresa recebeu 621 propostas de novos projetos, apresentadas pelas equipes de melhoria.

Também são finalistas do 20º Prêmio CNI/FIESC as empresas Baumgarten, Cecrisa, Menegotti, Metalúrgica Riosulense, Cooperativa Central Oeste Catarinense, Zanotti, TermoSystem, Hércules Motores Elétricos, Lunelli, Sadia e Coteminas. Os classificados para a etapa nacional serão anunciados na segunda, dia 31.[ http://www.fiescnet.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira