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24/04/2007 - 08:35

No Pódio das Marcas


Muky se consolida como o terceiro achocolatado mais vendido do país

O processo de nacionalização de uma marca regional é um desafio para qualquer indústria que atue num “país-continente” como o Brasil, especialmente num mercado como o de alimentos, dominado por grandes multinacionais.

Localizada em Jaraguá do Sul (SC), a Bretzke Alimentos vem alcançando resultados expressivos no segmento de achocolatados, com a expansão gradativa da marca Muky – carro-chefe da empresa - em todo o Brasil.

Enquanto o mercado nacional de achocolatados manteve-se estagnado no último ano, com uma média de 12,3 mil toneladas comercializadas por mês, as vendas do Muky obtiveram um média de 700 toneladas mensais.

Um desempenho que garantiu à marca um salto de 3,1% de fatia de mercado em janeiro de 2006 para 4,3% em janeiro de 2007, e a consolidação do Muky como o terceiro achocolatado mais vendido no Brasil, atrás apenas das duas gigantes multinacionais que há anos dominam o setor. Superar as barreiras de distribuição e logística em um país com a dimensão geográfica do Brasil é uma meta a ser levada adiante de forma cautelosa por uma empresa que tenha aspirações nacionais para suas marcas, sob pena de comprometer o próprio sucesso regional de seus produtos. v

O sucesso do Muky se sustenta na conjunção de diversos fatores explorados num bem-sucedido plano de comunicação e vendas.

Lançado em 1983, o achocolatado conquistou um público fiel e nunca deixou de ser produzido, apesar da crise financeira que levou ao pedido de concordata da Bretzke em 2001 e um vigoroso processo de reestruturação da empresa.

Gerida a partir de 2006 pela GPS - empresa de gestão de marcas -, a Breztke recuperou o seu espaço no mercado e aprimorou a sua força de vendas e investiu na conquista gradual de mercados estratégicos, alcançando resultados comerciais significativos no interior paulista e em Minas Gerais – que hoje são os principais mercados consumidores de Muky -, além de um incremento de 2,3% (em 2006) nas vendas para a Região Sul, onde a marca sempre teve reconhecimento.

Entre as estratégias adotadas destacam-se a criação de uma nova fórmula para o produto – com mais chocolate que os concorrentes -, nova identidade visual, inserções na TV, degustações nas grandes redes de supermercados e a criação de um website especialmente voltado para as crianças, principal público do produto, que já recebeu mais de 1,5 milhão de acessos – uma exposição que dinamiza a relação da marca com seus consumidores.

"O crescimento e a sedimentação do Muky como marca desejada traduz o esforço da Bretzke em ir além de mapear o seu público, para verdadeiramente decifrar suas mentes e emoções.”, afirma Simone Carsten Cunha, gerente de marketing da GPS/Bretzke.

A ambiciosa meta de crescimento de 20% nas vendas de Muky em 2007 já foi ultrapassada no primeiro trimestre. Comercializado em potes de 400 e 200 gramas, e refil de 1 kg e 400 gramas, além da versão Light, o achocolatado é também exportado com sucesso para diversos países na América do Sul, Europa e Oriente Médio.

Com mais de quarenta anos de atuação, a Bretzke Alimentos, de Jaraguá do Sul (SC), se dedica à produção de achocolatados, gelatinas, flans, misturas para bolos e milkshakes, refrescos em pó, confeitos e temperos, comercializados em todo o Brasil e exportados para diversos países. | www.muky.com.br | www.bretzke.com.br | Foto: Nielsen.

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