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24/04/2007 - 08:39

Presidentes de empresas de telecomunicações e de radiodifusão participam de debate no 51º Painel Telebrasil - Brasil Digital

Telefônica, Brasil Telecom, Oi, NET, TV Globo, TVA, VIVO e Claro são algumas das empresas que estarão representadas por seus principais executivos no debate de encerramento do fórum, junto com membros do governo

Está confirmada a presença dos presidentes das principais empresas de telecomunicações e de radiodifusão do Brasil no debate de encerramento do 51º Painel Telebrasil “Brasil Digital” – o maior fórum de Telecomunicações do país, que acontece entre 31 de maio e 2 de junho, no Hotel Sofitel da Costa do Sauípe (BA).

Programado para o dia 2 de junho, às 11h25, o debate vai discutir as “Redes e Serviços Convergentes para o Brasil Digital” reunindo os seguintes presidentes: Ricardo Knopfelmacher (Brasil Telecom), Roberto Oliveira de Lima (Vivo), Luiz Eduardo Falco (Oi), Antonio Carlos Valente da Silva (Telefônica), Francisco Tosta Valim Filho (NET), Evandro Guimarães (vice-presidente da TV Globo) e Leila A. Loria (TVA). A visão política e governamental do setor será apresentada por Rogério Santanna, secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Já o deputado federal Jorge Bittar, da Comissão de Ciência e Tecnologia, Informática e Comunicação da Câmara dos Deputados, vai representar a visão da sociedade sobre o tema do debate. A mediação será de Ethevaldo Siqueira.

O foco da Telebrasil neste ano é discutir o conceito do “Brasil Digital” – a universalização, a melhoria da qualidade e o aumento da transparência dos serviços prestados pelo Estado a partir do uso de soluções com tecnologias da informação e comunicação (TIC), com o suporte de redes e serviços de comunicações convergentes.

Cada um dos presidentes das empresas vai mostrar, neste último debate, sua visão corporativa sobre o tema e, depois, discutir com os participantes da mesa e da platéia – também composta por executivos de todos os segmentos das telecomunicações e da radiodifusão, além de membros dos poderes legislativo e executivo. Serão apresentadas formas de se viabilizar o Brasil Digital, assim como os riscos e as oportunidades para a oferta de redes e serviços convergentes para se atingir este objetivo. Contribuições e recomendações para a mudança de paradigma da prestação de serviços também integram a pauta. Quanto às comunicações convergentes, o grupo irá discutir as políticas públicas, o novo marco regulatório e a representação institucional do setor.

“Esta será uma grande oportunidade para conhecer e debater as visões das empresas e do governo, da maneira mais completa possível, sobre as possibilidades do Brasil evoluir na oferta de serviços públicos para a população com o suporte de redes e serviços de telecomunicações e radiodifusão”, afirma Ronaldo Iabrudi, presidente da Telebrasil. “O setor de Telecomunicações brasileiro não pode estagnar. Um novo ciclo de investimento já se faz necessário. O ciclo sustentado pelo atual marco regulatório estagnou”, diz.

De acordo com a Telebrasil, há uma clara demanda na sociedade pela melhor utilização das telecomunicações e da radiodifusão em serviços do estado nas áreas da educação, saúde, justiça, segurança e registros públicos. “Esta é a única forma de promover a universalização e a prestação de serviços com mais qualidade e transparência, beneficiando a população e os setores público e privado. Para que este objetivo seja alcançado, está na hora de um novo marco regulatório ser estabelecido, estimulando um novo ciclo de investimentos para levar esses serviços a 150 milhões de brasileiros com o suporte das telecomunicações e da radiodifusão”, finaliza Iabrudi. v

O setor de Telecomunicações brasileiro cresceu 7% em 2006 sobre 2005, faturando R$ 144 bilhões. Mas a carga tributária sobre os serviços do setor chega a 41% do total das receitas: no ano passado, o setor arrecadou R$ 33 bilhões. Os dados são do recente estudo “O Desempenho do Setor de Telecomunicações – Séries Temporais”, feito pela Telebrasil em parceria com o Teleco.

A Telebrasil vem sugerindo que cada serviço público prestado pelo estado brasileiro realize – a exemplo dos serviços de telefonia - um Plano de Metas de Universalização, um Plano de Metas de Qualidade e também de Transparência, com um horizonte de, no mínimo, cinco anos. A proposta é que esses planos sejam definidos em um Fórum “Brasil Digital”, composto paritariamente por representantes dos poderes públicos, da iniciativa privada e dos usuários dos serviços prestados pelo Estado, com Câmaras específicas para cada categoria de serviço.

Perfil da Telebrasil - A Telebrasil – Associação Brasileira de Telecomunicações - é uma entidade civil, cuja missão é congregar os setores público e privado das telecomunicações brasileiras visando à defesa de seus interesses e desenvolvimento técnico, econômico e social. A atuação da Telebrasil está direcionada a todas as pessoas geradoras e usuárias dos serviços e produtos de telecomunicações.

51º Painel Telebrasil - “Brasil Digital”, dia 31 de maio a 3 de junho, no Hotel Sofitel, na Costa do Sauípe (BA).

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