Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/08/2009 - 09:02

Fenasucro & Agrocana 2009

De 01 a 04 de setembro, o setor sucroenergético mundial passa pela Fenasucro & Agrocana 2009.

As maiores Feiras do setor no mundo devem receber mais de 30 mil visitantes de cerca de 40 países para encontros técnicos e de negócios, e podem servir de termômetro para os rumos do segmento em 2010

Principal ponto de encontro mundial da cadeia produtiva do setor sucroenergético, a XVII Fenasucro – Feira Internacional da Indústria Sucroalcooleira e a VII Agrocana – Feira de Negócios e Tecnologia da Agricultura da Cana-de-Açúcar, realizadas entre 01 e 04 de setembro, no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho (SP), têm o poder de funcionar como termômetro para o desenvolvimento dos negócios do segmento.

São 420 expositores, uma extensa e diversificada programação de eventos técnicos e de negócios, e um público esperado de mais de 30 mil visitantes de mais de 40 países, formando um cenário estimulante, composto ainda pelo lançamento de novas tecnologias, serviços especializados e equipamentos de ponta para atender as demandas do setor.

Realizadas anualmente no mês de setembro, as Feiras são referências, pois acontecem no momento tradicionalmente marcado pelo planejamento de investimentos na entressafra por parte das usinas, que no final do ano realizam suas paradas para manutenção, melhorias e ajustes. Por isso, os eventos são estratégicos para toda a cadeia sucroenergética e podem servir de termômetro para a evolução dos negócios do segmento, impulsionados este ano pelos preços surpreendentemente remuneradores do açúcar no mercado internacional em função da quebra de safra na Índia, que vêm ajudando as usinas a se capitalizar e a planejar novos investimentos.

Na avaliação de Flávio Marques Vicari, diretor executivo do Ceise Br, entidade realizadora das Feiras, passado o pior da crise econômica mundial, os meses de setembro e outubro podem indicar o bimestre da retomada para o setor. De acordo com Vicari, a Fenasucro&Agrocana pode ser simbólica para uma retomada que ainda será tímida em 2009, mas que tende a ser mais positiva em 2010. Vicari, que é professor universitário e administrador com doutorado em Engenharia de Produção pela USP, pondera que as previsões devem ser cautelosas, mas destaca a conjunção de alguns fatores que apontam a retomada.

“Os cenários de médio e longo prazo ainda são altamente favoráveis ao setor sucroalcooleiro. As usinas e destilarias estão aos poucos se capitalizando, aumentando a capacidade de pagamento. E o crédito, se não voltou com a mesma intensidade de outrora, ao menos consegue fornecer oxigênio para o pulmão financeiro de algumas usinas”, afirma Vicari.

E no que diz respeito aos negócios que podem ser gerados a partir da Fenasucro&Agrocana, o diretor da promotora Multiplus, Fernando Barbosa, lembra que o serviço de manutenção não realizado na última entressafra em função da crise torna-se indispensável para esta próxima entressafra. E Vicari ainda complementa que “os investimentos em novas usinas para início de moagem em 2011-2012 devem ser fechados junto à indústria de bens de capital ainda em 2009 ou início de 2010”.

Negócios e tecnologia - Diante destas perspectivas, os realizadores da Fenasucro&Agrocana 2009 estimam que as vendas iniciadas ou negociadas no evento, e concretizadas nos meses seguintes, devem girar novamente em torno de R$ 2 bilhões. “O evento é referência e palco de lançamentos de todos os tipos de tecnologias, equipamentos e serviços voltados para a produção de cana, açúcar, etanol e energia”, afirma Augusto Balieiro, também diretor da promotora Multiplus.

E os visitantes da Fenasucro poderão conhecer as principais empresas fornecedoras do setor com produtos ligados às áreas de utilidades, serviços, automação e instrumentação, elétrica, caldeiraria e mecânica pesada, química e derivados, energia e outros. Já na Agrocana os destaques são os equipamentos e insumos voltados para o preparo de solo, plantio, tratos culturais e colheita da cana-de-açúcar.

A programação de eventos simultâneos às Feiras também vai discutir tecnologia e políticas para o setor, além de promover encontros de negócios entre usinas nacionais e internacionais e a indústria brasileira.

Organização - A Fenasucro é uma realização do Ceise Br e conta com o apoio do Ciesp, Fiesp, STAB, Sebrae-SP, UNICA, Prefeitura de Sertãozinho e Abimaq. Já a Agrocana é uma realização do Sindicato Rural de Sertãozinho e tem o apoio da Canaoeste, Copercana, Cocred, Orplana, Unesp (Jaboticabal) e Prefeitura de Sertãozinho. Ambas as Feiras são organizadas pela Multiplus Eventos, de Ribeirão Preto, promotora com mais de 22 anos de atuação no mercado, com forte presença nos segmentos sucroalcooleiro, moveleiro e industrial.

O evento é direcionado apenas para convidados já credenciados ou profissionais que possam comprovar sua atuação direta com o setor sucroenergético. Para os demais, haverá uma bilheteria funcionando com um preço de R$ 50,00. As Feiras terão horário de funcionamento das 13 às 20 horas. O Centro de Eventos Zanini, localizado ao lado do Centro Empresarial Zanini, fica na Av. Marginal João Olésio Marques, 3.563. [ www.fenasucroeagrocana.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira