Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/04/2007 - 08:43

US$1,12 bi: é o montante que o Carrefour vai desenbolsar para ficar com o Atacadão e tornar o líder no segmento de varejo no Brasil

Paris- O Carrefour, o segundo maior grupo varejista do mundo, comprará a rede brasileira Atacadão por 825 milhões de euros (1,12 bilhão de dólares), o que deve garantir a liderança no segmento de varejo no Brasil à rede francesa, que ficará na frente do grupo Pão de Açúcar.

O presidente-executivo do Carrefour, Jose Luis Duran, afirmou durante teleconferência com analistas dia 23 de abril (segunda-feira), que espera que as sinergias geradas a partir da aquisição sejam significativas, graças à base de custos baixos do Atacadão.

"Embora isso represente menos de dois por cento das vendas do grupo, (a aquisição) é boa notícia para a estratégia central de construir escala em mercados específicos", afirmou Christopher Hogbin, analista do Bernstein.

O Atacadão possui 34 hipermercados e teve vendas de 1,5 bilhão de euros em 2006, a participação de mercado da rede ficou em quatro por cento. A empresa tem lojas em sete Estados do país e no Distrito Federal.

O Carrefour informou que suas vendas no Brasil atingiram 3,8 bilhões de euros no ano passado. A empresa está buscando o exterior para compensar expansão limitada no competitivo mercado francês, que é responsável por quase metade das vendas do grupo.

"Essa aquisição nos dará mais oportunidades para acelerarmos nosso programa de crescimento orgânico", disse Duran a jornalistas.

Depois de mudar cerca de uma dezena de lojas Carrefour de desempenho menor para o modelo de descontos do Atacadão, o executivo espera que a rede francesa abra quatro a cinco lojas neste formato por ano, ante as duas a três aberturas feitas pelo Atacadão nos últimos anos.

Os principais rivais do Carrefour no Brasil são o brasileiro Pão de Açúcar e norte-americano Wal-Mart, que vêm mostrando estratégia agressiva de crescimento no país.

No final de 2005, o gigante norte-americano comprou 140 lojas do grupo Sonae por cerca de 757 milhões de dólares. Dez lojas do grupo português também foram compradas pelo Carrefour em 2005.

Em 2006, o Pão de Açúcar implementou e consolidou ajustes importantes em sua estrutura e abriu 21 novas lojas. | Por: Caroline Jacobs/Reuters e Fator Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira