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01/09/2009 - 10:21

Crescimento do comércio eletrônico exige nova postura profissional

Consultor enumera os principais deslizes que devem ser combatidos dentro das empresas.

Com crise ou sem crise, o comércio eletrônico sofreu aumento de 27% no primeiro semestre deste ano. Dados da consultoria e-Bit revelam que 15 milhões de consumidores online foram responsáveis por uma movimentação de R$4,8 bilhões no período. Tamanho avanço nos acessos e operações via internet põem em xeque a segurança das empresas, já que muitos desses consumidores realizaram suas compras durante o expediente de trabalho.

Hoje em dia, sabe-se que toda informação gerada e armazenada no banco de dados de uma empresa deve estar protegida contra ataques de hackers, espionagem industrial, e até mesmo adulterações feitas por colaboradores mal intencionados. De acordo com o consultor Adriano Filadoro, diretor de tecnologia da Online Brasil, as empresas devem se empenhar em adotar uma norma de uso consciente da internet, a fim de aumentar a segurança da rede e evitar, inclusive, que seus funcionários desperdicem tempo demais visitando sites que nada têm a ver com seu trabalho. Saiba quais são os principais deslizes que devem ser combatidos dentro das empresas:

Negligência. “É imprescindível ativar um bom antispam, um antivírus e um firewall, que é a ferramenta que controla o fluxo de informações que entram e saem de cada computador pertencente à rede.”

Indiscrição. “Cada departamento, ou ainda cada profissional em posição gerencial, deve manter senhas em absoluto sigilo. A pena para quem descumpre essa norma é perceber que seus arquivos mais estratégicos ou ainda a conta bancária da empresa foram invadidos. O mesmo cuidado vale para os dados pessoais, como RG e CPF.”

Ociosidade. “Os colaboradores devem ser orientados a não ficar zanzando de um site para outro sem ter certeza de que se trata de ambiente seguro. Ainda que estejam na hora do almoço, abrir spams ou acessar inadvertidamente fotos e vídeos anexados à mensagem de e-mail também pode levar à completa destruição dos dados por conta de vírus”.

Oportunismo. “Lances de sorte, crédito fácil... Esses e-mails que apresentam uma ‘oportunidade de ouro’ também costumam ser muito atrativos. Mas, na quase totalidade das vezes, são armadilhas para roubar dados e identidades. Por isso é tão importante garantir que os funcionários estejam bem-informados e adotem o comportamento preventivo.”

Curiosidade. “Outro assunto a ser debatido com as equipes é a importância de se adotar o bom senso diante daqueles e-mails que prometem cenas inéditas de filmes, reportagens, fotos de acidentes etc. Por trás de todo esse ‘serviço de informação’, há uma quadrilha pronta para explorar as fraquezas dos outros e carregar programas de invasão que se instalam de forma sorrateira no computador para depois roubar senhas e dados confidenciais.”

Ingenuidade. “Neste sentido, o termo ingênuo se refere àquela pessoa desatenta, que não presta atenção aos e-mails que recebe, que não desconfia quando o e-mail de um ‘suposto’ conhecido começa a enviar seguidamente fototorpedos, cartões ou charges. Há mecanismos que se apropriam da lista de endereços de determinada pessoa para enviar vírus a todos os seus conhecidos.”

Desperdício. “Por melhor que esteja a saúde financeira de uma empresa, ninguém deve desperdiçar dinheiro. Por isso, é importante sempre seguir recomendações das instituições bancárias durante as movimentações online. Como é do interesse de todos, os bancos costumam deixar lembretes e advertências na página de abertura dos sites para que seus correntistas se previnam contra os mais recentes golpes”. [www.onlinebrasil.com.br]

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