Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/09/2009 - 10:21

Venturus já Realiza Testes em Projeto de Portabilidade Numérica em Redes IMS

Testes de interoperabilidade foram realizados com sucesso em Berlim (Alemanha).

São Paulo - O Venturus - Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica acaba de realizar um importante teste de interoperabilidade em seu projeto de portabilidade numérica sobre plataforma IMS (IP Multimedia Subsystem). O produto resultante desse projeto permitirá que as operadoras de telefonia brasileiras ofereçam portabilidade numérica, utilizando arquiteturas de redes de próxima geração (NGN).

O projeto do Venturus teve início em meados de 2008. Com um aporte financeiro de R$ 1,6 milhão, da Finep/Funttel (Financiadora de Estudos e Projetos/Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações), o instituto deve apresentar o produto final até dezembro deste ano.

“Com os testes, já podemos comprovar que este recurso de rede permite a portabilidade numérica e viabiliza a migração de assinantes da telefonia tradicional para uma plataforma multimídia convergente das redes fixa, móvel e de Internet”, explica Cassiano Becker, gerente do Venturus.

O projeto de portabilidade numérica em redes IMS foi idealizado pelo Venturus, em parceria com a Ericsson, após o anúncio da determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de que as operadoras de telefonia deveriam se reestruturar tecnologicamente para oferecer portabilidade numérica. O IMS é uma arquitetura baseada em tecnologias abertas de telecomunicações e de internet, estabelecida pelo 3GPP (3rd Generation Partnership Project), que padroniza a comunicação de dispositivos de voz e multimídia. Esta interação acontece entre os usuários de redes fixas e móveis, como PSTN, ISDN e Internet com GSM e CDMA.

Esta fase de testes do projeto de portabilidade numérica já foi finalizada. Segundo Becker, o trabalho agora é realizar os ajustes finais que os analistas do instituto Fraunhofer-Fokus (Alemanha) propuseram, para o completo sucesso da tecnologia. “O Venturus já vem desenvolvendo aplicações sobre redes IMS há algum tempo. Em outubro do ano passado, o instituto apresentou no Futurecom o IMS Penalty, que utilizava a plataforma para possibilitar a comunicação entre a TV, o notebook e o celular. Além disso, o Venturus, em parceria com a faculdade Metrocamp (Campinas-SP), criou um curso de pós-graduação em Desenvolvimento de Aplicações em Redes Orientadas a Serviços, nas áreas de Programação Distribuída, Telecomunicações e Gestão de Tecnologia.

Perfil: O Venturus - Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, desenvolve software e sistemas para as áreas de Telecom, TI e Automação. Com mais de 400 colaboradores no Brasil, o Venturus cria soluções de tecnologia voltadas às necessidades do mercado, com foco em suas áreas de atuação e, também, está capacitado a orientar seus parceiros e clientes em negociações de programas de Pesquisa e Desenvolvimento junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Atuando junto ao setor industrial e em convênios de cooperação tecnológica com outras instituições, o Venturus tem planos de conquistar novas áreas de atuação no Brasil e no exterior. A vasta experiência em transferência de tecnologia posiciona o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica como um dos mais fortes e atrativos parceiros nas áreas de Pesquisa & Desenvolvimento & Inovação (P&D&I), através da geração de novos produtos e serviços, e nas atividades fomentadas a partir dos incentivos provenientes da Lei de Informática, Lei do Bem etc. O Venturus desenvolve no Brasil projetos que são aplicados no mundo inteiro. | www.venturus.org.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira