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01/09/2009 - 10:22

93% das crises corporativas do primeiro semestre de 2009 poderiam ter sido evitadas ou previstas

Questões trabalhistas e problemas financeiros são os principais temas relacionados às 318 crises corporativas do período.

A grande maioria das crises corporativas noticiadas nos primeiros seis meses de 2009, 93% do total, poderiam ter sido evitadas, previstas ou ter seu risco potencial mitigado com um adequado programa de prevenção e gestão, de acordo com o levantamento IC Crisis Index, produzido mensalmente pela agência Imagem Corporativa. O resultado está 19 pontos percentuais acima do registrado em igual período de 2008, quando 74% das 242 crises corporativas registradas poderiam ter sido identificadas previamente.

O levantamento IC Crisis Index mostra ainda que 81% das crises ocorreram devido a vulnerabilidades que estão sob direta responsabilidade das lideranças das empresas.

Questões trabalhistas e problemas financeiros respondem, juntos, por 57% das crises - As questões trabalhistas, principalmente demissões, foram responsáveis por 30% das crises corporativas noticiadas nos primeiros seis meses de 2009. Este foi o ponto mais sensível na exposição pública das empresas no período. No mesmo período de 2008, este tema respondia por apenas 6% dos casos. Os problemas financeiros, por sua vez, responderam por 27% das crises do primeiro semestre do ano, índice superior aos 9% registrados em igual período de 2008.

Este cenário está diretamente relacionado à conjuntura de crise econômica, que afetou a liquidez e o nível de emprego das empresas.

O segmento econômico mais afetado por crises corporativas neste período foi o automobilístico, com 13% das ocorrências dos primeiros seis meses do ano. Em igual período de 2008, o setor respondia por 6% das crises.

Empresas se pronunciaram em 71% dos casos - Nas crises corporativas noticiadas de janeiro a junho de 2009, as empresas atingidas se pronunciaram em 71% dos casos, buscando dar sua versão dos acontecimentos. Este índice variou pouco em relação ao mesmo período de 2008, quando as empresas se pronunciaram em 73% dos casos de crise em que estavam envolvidas.

Em 69% dos casos, as empresas envolvidas em situações de crise se pronunciaram no mesmo dia em que as mesmas chegaram à imprensa. Em 60% dos casos, a posição da empresa foi manifesta por meio de nota escrita para a imprensa, enquanto um porta-voz foi disponibilizado em 24% dos casos. Em apenas 16% foi feita uma comunicação somente ao mercado.

Maioria das crises tem duração curta na mídia - Das crises corporativas noticiadas no período, 69% permaneceram apenas um dia na imprensa de janeiro a junho de 2009. Este índice é inferior ao registrado no mesmo período de 2008, quando 74% das ocorrências permaneceram apenas um dia no foco de jornalistas. As cinco maiores crises do período permaneceram mais de 12 dias no foco da imprensa.

Metodologia – O IC Crisis Index é produzido pela agência de comunicação Imagem Corporativa [www.imagemcorporativa.com.br] com base no monitoramento de nove jornais diários e sete revistas de circulação nacional. O índice reúne e analisa exclusivamente crises corporativas ocorridas no Brasil com empresas brasileiras e internacionais. Uma crise é definida como um conjunto de circunstâncias capaz de interromper ou alterar a normalidade da atividade de uma empresa. Como conseqüência, a crise pode abrir espaço para a exposição pública negativa da organização e abalar o relacionamento da empresa com um ou vários de seus públicos de interesse, impactando sua imagem, reputação e, eventualmente, seus negócios.

Imagem Corporativa – A agência oferece uma ampla gama de serviços no âmbito de comunicação corporativa e tem forte atuação na área de treinamento de executivos, prevenção e gestão de crises. É a única empresa do Brasil filiada a PROI (Public Relations Organization International) maior e mais tradicional rede global de agências de comunicação independentes e que está presente em cerca de 30 países. Imagem Corporativa é também filiada à IPRA (International Public Relations Association) e à IABC (International Association of Business Communicators).

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