Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/09/2009 - 10:29

Alcoa e Sergomel lançam carroceria de alumínio com menor peso e que gasta menos combustível para transporte de cana-de-açúcar picada

Equipamento em alumínio, em exposição no estande da Sergomel na Fenasucro & Agrocana 2009, é mais resistente e capaz de transportar mais carga, entre outros atributos.

A Alcoa e a Sergomel, fabricante nacional de carrocerias e reboques canavieiros, lançam durante a Fenasucro & Agrocana 2009 uma carroceria para o transporte de cana-de-açúcar picada (rodotrem), para colheita mecanizada, com o apoio do CTC – Centro de Tecnologia Canavieira, entidade de pesquisa e desenvolvimento desse setor.

O equipamento conta com caixas e rodas de alumínio e oferece uma série de vantagens para o setor sucroalcooleiro: é mais leve, resistente, capaz de transportar mais carga, de reduzir o consumo de combustível e o desgaste de pneus e freios, além de ser reciclável. Todas essas características permitem que a carroceria em alumínio se adeque facilmente à Lei da Balança, regulamentada pelo Conatran (Conselho Nacional de Trânsito), em Dezembro de 2007, que dispõe sobre a tolerância de peso dos veículos de carga.

A XVII Fenasucro e VII Agrocana - Feira Internacional da Indústria Sucroalcooleira 2009 acontece de 1 a 4 de Setembro, no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho-SP.

Diversas vantagens - Com a utilização do alumínio nas carrocerias, o peso bruto total do conjunto tem uma redução de 35 %, a partir de cinco toneladas, podendo chegar até nove toneladas; e de 50% nas caixas e rodas, se comparado com equipamentos de aço com as mesmas configurações de diferentes fabricantes, resultando assim em ganho no volume a ser transportado, levando em conta o peso máximo permitido por lei.

Além da redução de peso, foram obtidas redução de 7% no consumo de combustível, com a decorrente diminuição das emissões; maior rendimento energético e vida útil dos pneus; redução de trocas de marchas, com maior autonomia do conjunto; e facilidade nas lavagens. Esses indicadores foram obtidos em testes realizados em campo.

A Alcoa é a única fabricante de alumínio que desenvolve essa solução, que é exclusivamente utilizada pelo segmento canavieiro, podendo ser usada em diversos tipos de composições de carrocerias (bitrem, treminhão, rodotrem, semi reboque) nos quais as usinas de produção de açúcar e álcool utilizem o processo de colheita mecanizada.

“Produzimos os primeiros equipamentos há cerca de 10 anos e todos são utilizados até hoje. Esse longo tempo de aprendizado proporcionou o desenvolvimento de um equipamento apropriado, com melhorias em pontos estruturais e conceitos de montagens”, explica Reginaldo Otsu, analista de Marketing da Divisão de Extrudados da Alcoa. O executivo conta ainda que existem três projetos-pilotos desse produto que estão sendo utilizados por dois grandes grupos de produção de açúcar e álcool do País.

Segundo Adriano Terra, engenheiro de Produto da Sergomel, a grande vantagem de se utilizar o alumínio é o ganho no processo de fabricação, já que os perfis extrudados chegam prontos para ser usados no processo de montagem das caixas de carga, facilitando o manuseio e eliminando processos como corte e dobra, por exemplo.

O tamanho, comprimento e a forma geométrica dos perfis também proporcionaram ao projeto uma alternativa construtiva que elimina alguns pontos de soldas e aumenta a resistência nos encaixes dos perfis, facilitando a produção dos equipamentos.

“Com a mudança de mercado e a competição, é importante buscarmos parceria com grandes empresas, como a Alcoa, de forma que tenhamos suporte para a constante busca de soluções para o mercado sucroalcooeiro”, afirma Adriano.

Toda a concepção e desenvolvimento dessa carroceria foram executados pelas equipes de engenharia do CTC-Centro de Tecnologia Canavieira e por um time de especialistas da Alcoa, composto por brasileiros e norte-americanos.

Rodas Forjadas de alumínio - A Alcoa é líder mundial na fabricação de rodas forjadas de alumínio, as únicas que superam os maiores desafios do transporte comercial de carga e passageiros. Com elas, a Empresa passou a oferecer aos frotistas do mundo inteiro a vantagem real de transportar mais carga com menos viagem, economizando combustível, tempo e ajudando a proteger o meio ambiente.

O rodotrem é equipado com 24 rodas, que proporcionam uma redução de aproximadamente meia tonelada de peso ao equipamento. As Rodas Forjadas de Alumínio Alcoa são muito mais leves e resistentes que as tradicionais, além de permitirem uma temperatura média de rodagem muito inferior a outras existentes no mercado, aumentando a vida útil de outros componentes, em virtude de uma importante característica do alumínio: a dissipação do calor. Além de aprovadas nos testes convencionais requeridos pelas montadoras, as rodas Alcoa também passam pelos rigorosos testes JWL-T (teste de impacto) e LBF (simulação de rodagem em severas condições de estrada).

Perfil da Alcoa - Há 44 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc., líder mundial na produção e transformação do alumínio, que atua nos mercados aeroespacial, automotivo, embalagens, construção, transportes comerciais e no mercado industrial. Além de alumina e alumínio primários, a Alcoa fabrica produtos transformados como laminados e extrudados, bem como rodas forjadas, sistemas de fixação, fundidos de superligas e de precisão, estruturas e sistemas para construções. A Companhia possui aproximadamente 63 mil funcionários em 31 países e integra pela sétima vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. A Alcoa foi eleita pela quinta vez consecutiva uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (USCAP-United States Climate Action Partnership), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de sete mil funcionários e opera em seis estados brasileiros - Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina - incluindo uma nova mina de bauxita, que está sendo instalada em Juruti-PA. Possui operações também na Jamaica, Suriname e Trinidad & Tobago. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, a Alcoa tem participação nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. Em 2009 a Alcoa foi incluída pela nona vez entre as Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, pelo Instituto Great Place to Work. Em 2007 foi uma das "empresas mais admiradas do Brasil", segundo pesquisa publicada pela revista Carta Capital; e destaque no ranking das 500 Melhores Empresas da revista Dinheiro, em 2008. A mesma revista incluiu a Alcoa em sua lista das 50 Empresas do Bem. Também foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade. [ site www.alcoa.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira