Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/09/2009 - 10:42

Baumgarten, Ciser, Metalúrgica Riosulense e Zanotti vencem 20º Prêmio CNI/FIESC

As empresas vão representar Santa Catarina na etapa nacional, em setembro.

Florianópolis- As indústrias Baumgarten, Ciser, Zanotti e Metalúrgica Riosulense foram as vencedoras da 20ª Edição do Prêmio CNI/FIESC e vão representar Santa Catarina na etapa nacional. A cerimônia de premiação será realizada no próximo dia 18, durante a reunião da diretoria e conselhos da FIESC, em Florianópolis. As empresas selecionadas participam da avaliação nacional entre os dias 14 e 30 de setembro.

A Baumgarten Gráfica, de Blumenau, venceu na categoria Inovação e Produtividade, com o projeto "Melhoria na Retirada de Rolos da Rebobinadeira". A empresa tinha objetivo de aumentar o tamanho dos rolos de rótulos e atender às expectativas dos clientes. Para isso, também desenvolveu um equipamento que facilita o manuseio do material e reduz riscos ergonômicos aos colaboradores. Como resultado, a Baumgarten reduziu para zero o número de afastamentos por problemas de saúde naquela atividade.

Vencedora da categoria Projetos de Equipe de Melhorias, a fabricante Ciser resolveu um problema recorrente no filtro de suas máquinas. Com a criação de um dispositivo acionado automaticamente, planejado e desenvolvido pelos próprios colaboradores, a empresa de Joinville diminuiu as paradas do equipamento. A melhoria proporciona economia e aumento da produtividade.

Na categoria Design, a vencedora da etapa estadual foi a Zanotti Elásticos, de Jaraguá do Sul, que apresentou seu case "Marcas de Domínio Público". A empresa, que buscava atender à demanda dos pequenos confeccionistas por elásticos personalizados, criou marcas alternativa e de livre uso.

O projeto "Reuso da Água da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) nas Torres de Resfriamento", apresentado pela Metalúrgica Riosulense, de Rio do Sul, venceu a categoria Desenvolvimento Sustentável. A empresa substituiu o sistema de fossa filtro por uma ETE e implantou processo de reutilização da água tratada. A mudança reduziu a captação de água e minimizou os impactos ambientais da atividade industrial.

"As experiências apresentadas são de extrema relevância para as empresas a qualquer momento, mas ainda mais em época de crise", salienta o presidente do Sistema FIESC, Alcantaro Corrêa. "A quantidade de trabalhos apresentados demonstra que os colaboradores da indústria catarinense têm liberdade de agir, criar e mostrar; assim eles contribuem com a competitividade das empresas onde atuam e são reconhecidos por isso. É uma cultura empresarial que precisa ser preservada e ampliada".

O Prêmio CNI/FIESC é realizado há 20 anos e tem o objetivo de reconhecer e premiar as inovações realizadas pelos colaboradores das empresas catarinenses e que apresentem contribuições para o aumento da competitividade e para a promoção do desenvolvimento sustentável. [www.fiescnet.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira