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01/09/2009 - 11:22

O sucesso da empresa reflete o valor percebido por seus clientes

Empresas devem investir para que seu valor institucional e dos seus produtos e serviços seja efetivamente percebido e validado pelo mercado.

A confiança e a credibilidade de uma empresa são avaliadas no dia a dia, antes mesmo de se considerar a qualidade e eficácia de seus produtos e serviços, preço, condições de pagamento, prazo de entrega ou quaisquer outros fatores avaliados em uma negociação. “A confiança é uma pré-condição para a existência da relação comercial, que tem de ser alimentada pela cooperação e fortalecida pela cumplicidade. Sem confiança não há negócio”, afirma José Carlos Teixeira Moreira, autor do livro “Usina de Valor”.

Na obra, lançada pela Editora Gente, ele aborda esse e outros temas que são fundamentais para que seja identificado e percebido o real valor das empresas e de sua oferta pelo mercado. É evidenciada ainda a importância do cliente como o maior aliado de uma empresa para a obtenção de bons resultados e para o sucesso empresarial. Segundo Teixeira Moreira, é essencial criar e manter um bom relacionamento com as diversas áreas do cliente que se relacionam com as empresas. No marketing industrial, os clientes são a razão de existir e o fator determinante para o sucesso do negócio.

O livro traz conceitos como custo, valor e preço, a paixão pelo cliente como agente transformador na empresa, discute a tríade essencial nas relações comerciais e analisa a real tarefa das empresas que são admiradas pela sociedade. Um dos pontos mais discutidos no texto é a questão do valor, na qual o autor destaca: “Valor é uma grandeza do campo da percepção. Se faz presente a partir, principalmente, da atenção de uma pessoa para com outra; de um grupo de pessoas para com outro, de significados que incitam, em uma fração de segundos, um clima de cooperação; um acolhimento regado a lealdade e compromisso”.

O autor – José Carlos Teixeira Moreira é um dos mais renomados consultores especialistas em marketing no Brasil. Precursor do B2B – Marketing Industrial e fundador da JCTM Marketing Industrial, empresa responsável por emblemáticos projetos de importantes organizações brasileiras. É também presidente do Instituto de Marketing Industrial, respeitado centro de pesquisa e criação de conhecimento em marketing no Brasil e no exterior. Além disso, é fundador e presidente da Escola de Marketing Industrial – instituição voltada para a inovação em marketing. Autor de inúmeros artigos, edita a Revista de Marketing Industrial, uma publicação trimestral considerada fonte relevante para executivos de marketing. Criou e dirige o ateliê Tempo & Espaço – oficina de empreendedores – em São Paulo, voltado para crianças e adolescentes. Formado em Engenharia pela FEI-PUCSP e especializado em Marketing Industrial pelo CEMI-IMT – com participações especiais no INSEAD e na Kellog School of Management –, foi executivo da Motores Perkins S.A., NIBCO S.A. e Falk Sundstrand do Brasil. Atualmente, é professor da FGV-EASP-PEC e do Programa de Gestão Avançado da FDC-INSEAD.

. [ Editora: Gente | ISBN: 978-85-7312-651-8 | Formato: 16 x 23 | 312 Páginas | Preço: R$ 94,20 Classificação: Administração e Marketing | Número da edição e ano: 1ª edição / 2009].

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