Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/09/2009 - 11:24

Livro ensina a criar projetos paisagísticos


O arquiteto paisagista Benedito Abbud mostra como elaborar ambientes ao ar livre. O lançamento ocorre no dia 8 de setembro, às 17h30, na Universidade Federal da Bahia.

Projetar espaços que priorizem o bem-estar e a estética, por meio de elementos que despertem sensações. Este é o principal conceito dos trabalhos realizados pelo arquiteto paisagista Benedito Abbud, para locais públicos ou privados. Em seu livro Criando paisagens – guia de trabalho em arquitetura paisagística, lançamento da Editora Senac São Paulo, ele descreve as etapas para a criação de um projeto comercial ou residencial e traz dicas para escolher plantas, cores e objetos na hora de compor um espaço de convivência junto à natureza.

Na obra, direcionada a profissionais e estudantes de arquitetura e agronomia, bem como a interessados na área, Abbud aborda o método que desenvolveu ao longo de mais de três décadas de experiência profissional. Apresenta também os conceitos e as ferramentas do paisagismo e mostra, de forma prática e acessível, como trabalhar espaços, escalas e perspectivas.

Dividido em oito capítulos, o livro detalha as fases para o planejamento de um espaço verde, discutindo a criação, a escolha de materiais e a implantação da estrutura. O especialista também explora a importância de estimular os cinco sentidos ao elaborar um projeto, com o intuito de criar uma sensação de bem-estar. Para ele, o paisagismo é capaz de aguçar, ao mesmo tempo, paladar, olfato, visão, tato e audição. “Ao desenvolver uma área verde é necessário mesclar os aromas de diferentes plantas (como chás e temperos) com espécies frutíferas, assim como trabalhar as cores e a dimensão para exaltar a visão”, exemplifica.

Para quem pretende entrar nesse mercado, Abbud recomenda iniciar pela confecção de uma maquete, utilizando palha de aço, esponja e palitos para simular a vegetação, serragem para a forração e uma placa de isopor para a base. Segundo o arquiteto paisagista, esse é um instrumento útil para prever situações e sensações, além de proporcionar uma visão mais ampla da área a ser coberta. O livro mostra também soluções para driblar a crescente falta de espaço para os a construção de locais verdes, como os jardins sobre lajes. “Com a progressiva verticalização e concentração populacional, é preciso encontrar alternativas para a instalação de ambientes verdes”, diz.

A última parte do livro enfoca o processo para o desenvolvimento de uma proposta de trabalho, pensando desde as necessidades do cliente até os fatores que implicam no andamento da obra, como legislação e restrições legais. O autor aponta como se deve explorar o uso do solo, a paisagem ao redor, a vegetação pré-existente e a orientação solar, a presença de água e de ventos entre outros aspectos.

Dicas práticas de Benedito Abbud - Após posicionar os volumes vegetais na maquete, a dica é escolher algumas cores para realçar as florações e as folhagens;

O ideal é fazer quatro maquetes, uma para cada estação, recurso que permite visualizar as transformações que o jardim sofrerá ao longo do ano;

Utilize plantas que floresçam em épocas distintas do ano, assim o espaço terá atrativos permanentes;

Para criar situações e sensações diferentes, utilize objetos de formato incomum e plantas com formas esculturais;

As flores de tons rosados, amarelos, vermelhos, azuis e violetas são abundantes no Brasil. Aproveite!

O autor - Com 36 anos de profissão, Benedito Abbud é formado em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, na qual foi professor na disciplina de paisagismo de 1980 a 1985. Ministrou aulas, também, na Faculdade de Arquitetura da PUC – Campinas de 1977 a 1981. É pós-graduado e mestre pela FAU-USP. Em 1981 fundou sua própria empresa, que hoje conta com aproximadamente 5200 projetos paisagísticos desenvolvidos em todo Brasil e em outros países como Argentina, Uruguai e Angola. Abbud foi presidente da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (Abap) durante os biênios de 1987-1988 e 1999-2000. Benedito Abbud assina projetos paisagísticos de condomínios verticais e horizontais, residências unifamiliares, empreendimentos corporativos e comerciais, hotéis e flats (urbanos e resorts), loteamentos (residenciais e industriais), habitações compactas, shoppings centers, parques e áreas especiais.

. [ Criando paisagens – guia de trabalho em arquitetura paisagística | Autor: Benedito Abbud | Editora: Editora Senac São Paulo | Preço sugerido: R$ 55 | 207 Páginas | Lançamento: 08/09 – terça-feira, às 17h30, na Universidade Federal da Bahia, Rua Caetano Moura, 121 – Federação – Salvador – BA].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira