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01/09/2009 - 11:40

Gillette entra em campo e patrocina a Seleção Brasileira de Futebol


A Gillette e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) assinaram, no mês de maio, um acordo de patrocínio da Seleção Brasileira de Futebol. O contrato terá duração de 14 meses, período que inclui a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2010, ambas na África do Sul. Além da seleção masculina principal, o patrocínio engloba ainda as seleções masculinas Seleção Sub-23, Seleção Sub-20, Seleção Sub-17 e a Seleção Feminina. O acordo teve o suporte da agência de marketing esportivo Kock Tavares.

A Gillette terá direito a utilizar mundialmente o título de “Patrocinadora da Seleção Brasileira de Futebol”, usar logomarcas em matérias promocionais nos estádios em partidas oficiais, incluir a parceria em embalagens e veículos de mídia, além de promover ações promocionais e de publicidade junto ao público fazendo associação da Seleção a seus produtos e serviços.

Esse patrocínio representa uma aproximação ainda maior da marca com seus consumidores, já que não apenas o futebol, mas, principalmente, a Seleção Brasileira são grandes paixões do povo brasileiro. “A Gillette sempre esteve muito ligada à prática de esportes. A Seleção Brasileira é referência em todo o mundo quando o assunto é futebol, por isso, para a marca, aliar-se a esse time é apoiar uma das mais autênticas manifestações da cultura popular brasileira”, afirma José Cirilo, diretor de Marketing da Gillette.

As primeiras iniciativas da marca ligadas ao patrocínio serão para o lançamento do Gillette Mach3 Turbo Legend. “Os produtos Gillette são referência em tecnologia e inovação, portanto nada melhor que uma equipe sinônimo de alta performance, composta por jogadores que são ou serão verdadeiras lendas, para representar essa novidade”, completa o executivo.

Atualmente, a Gillette patrocina a Seleção Brasileira de Futebol e tem como seus embaixadores mundiais três grandes campeões – Tiger Woods, Roger Federer e Thierry Henry –, além de Kaká para a América Latina. E, sob a assinatura da linha Gillette Mach3, a companhia patrocina a Seleção Brasileira de Beach Soccer, entre outros eventos esportivos, como torneios de golfe, de tênis e regatas.

P&G E Gillette no mundo dos esportes - A P&G e a Gillette combinadas formam uma das maiores anunciantes globais que utilizam o esporte como parte de seu marketing mix.

A Gillette possui uma grande tradição em marketing esportivo. Foi no início de 1900 que a empresa, de forma visionária, percebeu o valor de conectar sua marca a esportistas e atletas campeões.

Assim, há mais de 100 anos, a Gillette comunica-se com os seus consumidores criando uma conexão emocional, ao associar-se ao esporte. E foi esse elemento estratégico que auxiliou a companhia a crescer como líder mundial na categoria de cuidados com o barbear.

Em 1910, a Gillette produziu um anúncio impresso com imagens de jogadores de baseball, tais como Honus Wagner, em anúncios do Gillette Safety Razor.

A Gillette procura sempre selecionar modalidades esportivas e atletas que combinem com a personalidade da marca. O forte uso do marketing esportivo pela companhia foi fundamental para fazer com que a marca estabelecesse um poderoso e duradouro relacionamento com o público masculino.

Nos anos 40, a Gillette entrou nas casas norte-americanas por meio do histórico programa Gillette Cavalcade of Sports, no qual apareciam lendas do boxe como Rocky Marciano, Sugar Ray Robinson, Archi Moore e muitos outros. Nos anos seguintes, a empresa aumentou o seu envolvimento com o mundo esportivo, patrocinando importantes times e seleções norte-americanas.

No início dos anos 70, a Gillette patrocinou eventos internacionais, como a Copa do Mundo de Futebol, a Seleção de Rugby, a Copa Gillette de Cricket e as corridas de Fórmula 1.

Em 2002, a Gillette anunciou um acordo com duração de 15 anos, nomeando o estádio do New England Patriots, time de futebol americano tricampeão mundial, como Gillette Stadium.

Uma das maiores conquistas do marketing da Gillette aconteceu no ano de 2004, quando a estrela do futebol mundial David Beckham passou a estrelar campanhas mundiais de promoção e propaganda. Durante três anos, o atleta foi o rosto principal da marca, aparecendo em mais de 150 países. Reconhecido como ícone de homem que tem grande cuidado com a aparência, Beckham também é uma das figuras esportivas mais reconhecidas do mundo.

Em julho de 2006, Kaká tornou-se a estrela das campanhas promocionais de Gillette Mach3 para atrair o público jovem. O jogador foi especialmente escolhido por fazer parte do público-alvo do produto e também por ter uma imagem respeitada que é associada às marcas top de linha.

Em fevereiro de 2007, os mais reconhecidos atletas do mundo, Tiger Woods, Roger Federer e Thierry Henry tornaram-se embaixadores mundiais da marca Gillette. Os atletas foram especialmente escolhidos por personificarem “A melhor imagem que um homem pode conseguir”, não apenas por suas conquistas esportivas, mas também pelo comportamento impecável que todos eles têm.

A campanha “Gillette Champions” rodou mais de 150 países no ano de seu lançamento, fazendo com que essa fosse a maior iniciativa de marketing ligada aos esportes da marca. No Brasil, seguindo a estratégia de associar a marca a eventos esportivos e a esportistas, Kaká juntou-se aos “champions”, representando o Brasil e a América Latina.

No Brasil, sob a assinatura de Gillette Mach3, a companhia patrocina a Seleção Brasileira de Beach Soccer, além de outros eventos esportivos, como torneios de golfe, de tênis e regatas.

Procter & Gamble - Três bilhões de vezes ao dia, as marcas da P&G participam da vida das pessoas em todo o mundo. A P&G possui um dos mais respeitados portfólios de produtos, com marcas líderes e de qualidade, como Pampers®, Ariel®, Always®, Pantene®, Mach3®, Oral-B®, Duracell®, Head & Shoulders®, Wella®, Gillette ®, Crest®, Pringles® e Iams®.

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