Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/04/2007 - 09:02

No Dia do Jovem Trabalhador

CGT comemora sucesso de projeto para formação de jovens líderes preocupados com a comunidade

O projeto “Juventude Sindicalista”, cujo objetivo é formar não apenas jovens dirigentes sindicais, mas também cidadãos conscientes e capacitados para atuarem junto à comunidade e ao meio sindical, está sendo desenvolvido desde 2005 pela CGT (Confederação Geral dos Trabalhadores), em parceria com o Solidarity Center – Centro de Solidariedade ligado à central sindical norte-americana AFL - CIO.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui cerca de 1 milhão de jovens analfabetos com idade entre 15 e 19 anos e, aproximadamente, 2,6 milhões de jovens desempregados. Preocupado com estes dados, o Sindicato dos Eletricitários de São Paulo (Stieesp) e a Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT) lançaram, juntos, em dezembro de 2004, o projeto Juventude Sindicalista.

Compromissado com a importância da profissionalização do jovem, o Stieesp, por meio do e o Instituto de Estudos e Pesquisa dos Trabalhadores no Setor Energético (IEPE), oferece cursos de capacitação aos inscritos, ao mesmo tempo em que apresenta o funcionamento do mundo sindical e trabalhista.

O presidente da CGT e do Stieesp, Antonio Carlos dos Reis, Salim, aproveita o Dia Internacional do Jovem Trabalhador para destacar a importância da participação da nova geração junto aos movimento sindical. Depois do lançamento do Projeto Sindicalismo e Juventude, em dezembro de 2004, a CGT dá continuidade às ações de integração dos jovens e participa de movimentos importantes.

Exemplo disso é a atuação do diretor João Marcos membro da CCSCS, que será o responsável pelos diálogos entre os jovens eletricitários e sindicalistas dos países do Cone Sul. “Representar a CGT em entidades internacionais é uma honra pra mim. Sem falar na responsabilidade que é manter a reputação da confederação junto a órgãos importantes”, conclui João Marcos.

O desenvolvimento do projeto tem como parceiro e financiador o Solidarity Center, órgão responsável pelo financiamento de projetos e programas que visam a solidariedade entre trabalhadores em todo mundo. A parceria visa a formação de líderes sindicais jovens que possam colaborar junto à comunidade na formação sindical.

O projeto, iniciado em 2005, abrangendo quatro estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina) e contando com a participação de sete categorias de trabalhadores. Em dois anos, conseguiu sindicalizar mais de 2000 jovens. O sucesso do empreendimento fez com que o Solidarity Center aprovasse sua continuidade em 2007 e sua expansão para as regiões norte e nordeste do país. Este é um dos poucos projetos brasileiros a continuar recebendo apoio da central norte-americana.

Em carta encaminhada ao presidente do Stieesp e da CGT, Antônio Carlos dos Reis, Salim, o Solidarity Center diz que se sente orgulhoso por ser parceiro “deste projeto maravilhoso (...) resultando em uma nova geração de sindicalistas e líderes qualificados para o futuro da CGT”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira