Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/09/2009 - 12:28

Criadores de Brahman australianos visitam o Brasil e vislumbram intercâmbio genético entre os dois países

A liderança do Brasil na área de seleção e os avanços conquistados pelo intenso trabalho de melhoramento genético, em especial bovino, tem despertado o interesse de diversos países em conhecer as tecnologias e procedimentos adotados no país, bem como os rebanhos frutos dessa atividade. Essa foi uma das motivações para os criadores australianos de Brahman, Nick Dudarko e Stephen Lamb, desembarcarem em terras brasileiras interessados na pecuária de corte nacional.

O roteiro incluiu diversas propriedades no estado de São Paulo e algumas centrais genéticas. O que mais impressionou os estrangeiros diz respeito à qualidade racial e produtiva apresentada pelo Brahman no Brasil. “Os melhores animais Brahman que vimos aqui, são tão bons quanto os animais de destaque que encontramos em outros países”, enaltece Stephen Lamb. Outro aspecto enaltecido pelos visitantes foi a forma massiva como as tecnologias de reprodução estão difundidas no país.

“Esses dois aspectos facilitam um intercâmbio entre os dois países, favorecendo tanto Austrália quanto o Brasil. Nossa genética tem muito a acrescentar aos rebanhos daqui e da forma como a tecnologia está disponível, é possível reproduzi-la de forma mais rápida”, acrescenta Nick Dudarko. “Com a aproximação, acredito que seja possível estabelecer joint venture usando o pool genético de cada país. Buscamos isso a fim de levantar o que cada nação tem de melhor para selecionarmos o melhor gado”, esclarece Dudarko.

Para André Dayan, sócio proprietário da empresa Vitrogen, este intercambio é um universo a ser explorado pelos criadores de forma mais intensa. “Com a técnica de congelamento de embriões fertilizados in vitro, é possível trazer de fora ou vender ao exterior a genética que precisamos ou que temos de melhor”, opina. Para viabilizar isso, cada país precisa de protocolos que legalize esse material, entretanto, Dayan explica que, por intermédio das centrais este trâmite acaba sendo facilitado. Graças a alguns protocolos estabelecidos entre Brasil e Austrália, Nick Dudarko e Stephen Lamb, esperam que em um futuro próximo a visita seja revertida em acordos comerciais.[ Site www.brahman.com.br ou na ACBB pelo telefone (34) 3336-7326 e pelo e-mail [email protected]]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira