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02/09/2009 - 10:23

Apex-Brasil e Ibravin traçam meta de US$ 7,5 milhões em exportações de vinhos finos brasileiros para 2010

A meta de US$ 5 milhões, atingida em abril de 2009, foi comemorada com a abertura de uma garrafa de cinco litros do vinho Lote 43.

O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Alessandro Teixeira, juntamente com a diretoria do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) comemoraram, no dia 1º de setembro (terça-feira), pela manhã, o alcance da marca de US$ 5 milhões em exportações de vinhos finos brasileiros no último ano e já fixaram uma nova meta de US$ 7,5 milhões. A meta de 2009 foi conquistada pelas empresas participantes do projeto Wines From Brazil. A cerimônia teve a presença do diretor-executivo do Ibravin, Carlos Paviani, do presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Denis de Biasi, do deputado estadual Adão Villaverde, do presidente da Assembléia Legislativa do RS, Ivar Pavan, e do secretário Adjunto da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, Tomaz Schuch. Uma garrafa de vinho Lote 43, de cinco litros foi aberta na comemoração.

Alessandro Teixeira destacou que as metas estão sendo atingidas muito tempo antes do esperado. “Com esse projeto, buscamos colocar o vinho brasileiro na posição que merece. O nosso vinho tem qualidade e vai estar nas prateleiras de lojas ao redor do mundo”, afirmou. O presidente da Apex-Brasil lançou um novo desafio para os empresários do setor. “Para o próximo ano, a meta é alcançar os US$ 7,5 milhões em exportações”, ressaltou Teixeira. Carlos Paviani salientou o trabalho realizado em parceria com a Apex-Brasil. “A Apex-Brasil nos dá apoio não somente na inserção do produto no mercado internacional, mas também com treinamentos e capacitação. Com isso, o resultado vai além da exportação, temos também o domínio das técnicas”, afirmou.

O projeto Wines From Brazil teve início em 2003 com seis vinícolas participantes. Hoje já são 38, sendo que 21 já efetivaram exportações. Em seis anos de trabalho, o valor exportado aumentou mais de 20 vezes, subindo de US$ 231 mil em 2003 para os US$ 5,23 milhões até maio deste ano, um incremento de cerca de 2.250%. A gerente de promoção comercial do WFB, Andreia Gentilini Milan, comemora os resultados obtidos. “Antecipamos em um ano a meta prevista até o final de 2009”, festeja. “Nosso maior orgulho está em proporcionar acesso ao mercado mundial às pequenas vinícolas”, destaca. Hoje, 75% das empresas que integram o WFB são de pequeno e médio porte.

“O mercado internacional tem mostrado uma tendência de demanda por vinhos de áreas de produção mais novas, como é o caso do Brasil. No Canadá, por exemplo, a SAQ (Société des Alcools du Québec) acaba de selecionar quatro rótulos brasileiros para venda em suas 441 lojas instaladas na província de Quebec”, informa o presidente da Apex-Brasil, Alessandro Teixeira. Na Suécia, a System Bolaget, monopólio responsável pela comercialização no varejo de bebidas alcoólicas, acaba de incluir os vinhos espumantes moscatéis brasileiros na sua licitação de compra de novos rótulos. “Lutamos muito, junto com a Apex-Brasil, para termos licitações especificas para o Brasil e agora estamos finalmente conquistando nosso espaço, com o reconhecimento de países como a Suécia e o Canadá”, afirma o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani.

Um dos participantes do projeto é a Miolo Wine Group, que foi uma das seis pioneiras do Wines From Brazil. “A adesão a este projeto foi fundamental para nosso desenvolvimento na área internacional, já que não há como uma empresa competir individualmente em um mercado tão competitivo quanto o do vinho. O conjunto destas estratégias fez da marca Miolo referência internacional na produção de vinhos no Brasil. Hoje estamos presentes em mais de 26 países, exportando vinhos e espumantes para quatro continentes”, ressalta o diretor de Relações Internacionais da vinícola, Carlos Eduardo Corrêa Nogueira.

Perfil do Ibravin - Criado em 10 de janeiro de 1998, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) reúne entidades representativas dos produtores de uva, cooperativas e indústrias vinícolas. Sem fins lucrativos, tem como missão promover e ordenar institucionalmente o setor vitivinícola, nas questões relacionadas à produção de uvas, vinhos, suco de uva e de qualquer outro produto derivado da uva e do vinho, em todos os seus âmbitos: agrícola, produtivo, de elaboração, técnico, comercial, de promoção, de consumo, estrutural, organizacional, cultural, ambiental, jurídico, legal e institucional.

Perfil da Apex-Brasil - A Apex-Brasil tem a missão de promover as exportações dos produtos e serviços do país, contribuir para o aumento das exportações das empresas brasileiras e atrair investimentos estrangeiros para o Brasil. A Agência trabalha para aumentar o número de empresas exportadoras, agregar valor à pauta de produtos exportados, consolidar a presença do país em mercados tradicionais e abrir novos mercados no exterior para os produtos e serviços nacionais. A Agência apóia mais de 7.000 empresas em todas as regiões do Brasil, que exportam para mais de 200 mercados. Atua em 70 setores da economia brasileira e está presente nos quatro continentes, realizando anualmente cerca de 750 iniciativas em mais de 60 países. Alessandro Teixeira preside a entidade desde o ano de 2007.

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