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03/09/2009 - 07:24

IBM e Metropolitan Community College de Omaha colaboram para criar o primeiro curso universitário de centro de dados ecológico

ARMONK, Nova York, e OMAHA, Nebraska - A IBM (NYSE: IBM) anunciou hoje uma colaboração com o Metropolitan Community College (MCC) em Omaha (Nebraska) para desenvolver um curso universitário pioneiro de gestão de centro de dados ecológico por meio de hardware, software e recursos de treinamento de habilidades on-line da IBM. O curso superior tecnológico com duração de dois anos contém disciplinas para ajudar os estudantes a adquirirem as competências técnicas e empresariais que os prepararão para carreiras na concepção e gestão de centros de dados com consumo eficiente de energia.

O novo curso universitário vem em um momento em que faculdades e universidades dos EUA precisam mostrar o caminho para preparar os trabalhadores do futuro com habilidades novas e inovadoras para ajudar a impulsionar a economia. Por exemplo, em julho, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, lançou o American Graduation Initiative, um plano com duração de 10 anos e avaliado em US$ 12 bilhões para possibilitar que as faculdades comunitárias de todo o país tenham recursos financeiros para novas bolsas de estudo e aulas on-line e possam modernizar instalações e infraestruturas que estão envelhecendo.

No novo curso universitário do MCC, os alunos têm a oportunidade de assistir a aulas de disciplinas como virtualização, consolidação de servidores, eficiência energética, resiliência empresarial e conhecimentos de segurança e conformidade legal por meio de um novo centro de dados empresarial de verdade no próprio campus. O centro é baseado em servidores IBM Power Systems com ambientes AIX, IBM i e Linux.

O uso de tecnologias da IBM permite que o MCC leve o curso universitário a outras faculdades por meio de um programa de aprendizado virtual. Como resultado, todas as disciplinas relacionadas à gestão de centro de dados ecológico serão oferecidas on-line, com a possibilidade de os alunos em ensino a distância adquirirem as mesmas habilidades ensinadas no campus, inclusive com acesso virtual ao próprio centro de dados físico.

O MCC desenvolveu o currículo com a ajuda da Iniciativa Acadêmica IBM, um programa inovador pelo qual quase 4 mil faculdades e universidades em todo o mundo têm acesso gratuito a recursos on-line como tutoriais e materiais para cursos.

"A Iniciativa Acadêmica IBM continuará a ajudar a garantir que os estudantes do MCC desenvolvam habilidades tecnológicas que reúnam ciência da computação, engenharia e sustentabilidade", afirmou o reitor de Tecnologia da Informação do Metropolitan Community College, Tom Pensabene. "Estamos vendo um aumento considerável da demanda aqui em Nebraska por especialistas que entendam como ajudar as empresas a reduzirem os custos associados à operação de um centro de dados com uso intensivo de energia. Agora, os nossos alunos estão sendo expostos a tecnologias de ponta da IBM, elevando as suas chances de serem contratados para trabalhos nesta área em crescimento".

Até agora não havia nenhum ambiente de aprendizado completo e realista para os estudantes obterem conhecimentos relacionados a centros de dados ecológicos em nível universitário. A partir de dezembro de 2009, já será possível se matricular no novo "Curso Superior Tecnológico em Tecnologia da Informação - Gestão de Centro de Dados" e cursar 36 créditos, incluindo: - Hardware, recuperação de desastres e resolução de problemas - Projetado para ensinar a identificar e implantar as melhores práticas no trabalho com componentes de hardware e sistemas encontrados em um ambiente corporativo. O foco está no hardware e software usados para criar uma configuração tolerante a erros e redundante que satisfaça às exigências de um plano de Disaster Recovery (recuperação de desastres -- DRP) ou Business Continuity Plan (continuação de negócios -- BCP) de uma empresa.

-- Introdução à gestão de centro de dados - O aluno vê conteúdos sobre concepção, suporte, gestão e manutenção de centro de dados enquanto trabalha em um ambiente de servidor. A matéria também compreende as operações diárias de um centro de dados, como o monitoramento de exigências de energia e normas de segurança.

-- Virtualização, acesso remoto e monitoramento - Apresenta aos alunos métodos via hardware e software usados para implantar a virtualização e as especificações de servidor exigidas para a implantação. São examinadas soluções de diversos fornecedores.

-- Racks e cabeamento de centros de dados - Apresenta aos alunos os aspectos básicos da infraestrutura de racks e cabeamento em um centro de dados. Entre os assuntos estão práticas de instalação de cabeamento, estratégias de gestão, práticas de manutenção e certificação.

- Construção de um ambiente seguro - Os estudantes investigam métodos para reduzir as vulnerabilidades de aplicativos de Internet/Intranet, mantendo servidores Web e estações de trabalho com base na instalação. O debate se concentra nas melhores práticas e em uma série de métodos para construir, testar e defender todos os computadores em um ambiente corporativo.

-- Gestão aplicada de centro de dados - Os estudantes definem os requisitos, pesquisam problemas e concebem um projeto de centro de dados para atender às metas. Os projetos incluem todos os aspectos do centro de dados, como instalações, infraestrutura, servidores e segurança.

-- Segurança de rede - Fornece aos alunos o conhecimento da segurança de rede e as habilidades necessárias para instalar, configurar, gerenciar, monitorar e solucionar problemas de serviços/servidores de segurança em diversas plataformas em um ambiente corporativo. As áreas de segurança compreendem DNS, servidores Web, criptografia, IPSec, PKS, VPNs e Tradução de Endereços de Rede (Network Address Translation -- NAT).

-- Estágio em centro de dados - Dá aos estudantes a oportunidade de aplicarem os seus conhecimentos, aprenderem novas técnicas e obterem experiência prática na gestão de um centro de dados. Os alunos trabalham no Centro de Dados de Tecnologia da Informação no campus e acessam o centro de dados a distância.

Nos 12 últimos anos, o MCC ficou muitas vezes entre as 20 principais faculdades comunitárias de todo o país em número de formados em TI, e as aulas de informática da faculdade são o sustentáculo do que ela tem a oferecer. Um dos motivos para o seu sucesso é que Omaha é uma das poucas cidades americanas na intersecção das redes de fibra ótica leste-oeste e norte-sul, atraindo um grande número de empresas de serviços de comunicações e informações e gerando uma alta demanda por funcionários versados em TI para empregos em centros de dados.

"A IBM está orgulhosa de ser um parceiro-chave para ajudar o Metropolitan Community College de Omaha a desenvolver o primeiro programa desse tipo com base no trabalho de transformação que a IBM está realizando com clientes e cidades no mundo inteiro", disse o Gerente Geral de ISV e relações com desenvolvedores da IBM, Jim Corgel. "Como as empresas buscam melhorar o atendimento, reduzir custos e gerenciar riscos, os alunos educados por meio do novo programa do MCC estarão bem-posicionados para carreiras em TI que ajudem as empresas a enfrentarem estes desafios".

O centro de dados do MCC é financiado por meio de uma doação de US$ 1,8 milhão que o MCC recebeu do Departamento do Trabalho dos EUA com o objetivo de aumentar o número de estudantes de TI. [staffshare.mccneb.edu/mccadc | www.ibm.com/academicinitiative] .

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