Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/09/2009 - 07:44

COI mostra preocupação com transporte e rede hoteleira do Rio para Olimpíadas de 2016

Rio de Janeiro - O relatório do Comitê Olímpico Internacional (COI) sobre as cidades candidatas a sediar os Jogos Olímpicos de 2016, divulgado no dia 2 de setembro (quarta-feira), mostrou preocupações com relação ao sistema de transportes, ao gerenciamento das obras de infraestrutura e à expansão da rede hoteleira do Rio de Janeiro. A capital fluminense é uma das quatro finalistas para sediar as Olimpíadas de 2016, junto com Tóquio, Madri e Chicago.

Segundo o relatório, a topografia do Rio de Janeiro, marcada por montanhas que dividem as quatro zonas de realização dos Jogos de 2016 (zona sul, Barra, Maracanã e Deodoro), tem um impacto negativo nas distâncias que serão percorridas por atletas e pelos envolvidos nas Olimpíadas durante a competição.

“A implementação eficiente do plano operacional de transportes, incluindo o sistema de faixas exclusivas [para atletas olímpicos] e a criação de um extenso plano para uma nova infraestrutura de transporte, seria essencial”, diz o relatório.

Segundo a previsão do comitê organizador da candidatura Rio 2016, dos 29 locais de competição, 15 ficarão localizados a mais de 10 quilômetros de distância da Vila Olímpica. Onze deles, ficariam a mais de 20 quilômetros, o que torna o transporte um fator fundamental para os jogos no Rio.

O documento do COI destaca, ainda, a necessidade do Rio garantir o compromisso de ampliar sua rede hoteleira e sua oferta de quartos para os visitantes. A cidade comprometeu-se a oferecer 48 mil quartos, dos quais 8,5 mil seriam de seis cruzeiros marítimos que o comitê organizador espera passar pela cidade durante o evento.

A preocupação do COI, no entanto, é se o Rio será capaz de garantir, hoje, um compromisso dos seis cruzeiros de que eles aportarão na cidade daqui a sete anos, quando ocorrerão os Jogos Olímpicos.

O Comitê Olímpico Internacional também afirma que as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) são importantes para a realização de investimentos em infraestrutura, mas que é preciso que haja gerenciamento e monitoramento cuidadosos desses investimentos.

Com relação à segurança, o relatório diz que a cidade do Rio reconhece a existência de desafios à segurança pública, mas também destaca que as autoridades adotaram uma nova abordagem para lidar com isso, em especial o policiamento comunitário, que já mostra “resultados positivos”.

Sobre a Copa do Mundo de futebol de 2014, que será no Brasil, o COI considera que a competição, apesar de contribuir para a aceleração da entrega de obras de infraestrutura e para o ganho de uma “valiosa experiência organizacional”, também representa um desafio no que se refere às estratégias de marketing e de comunicação para os Jogos Olímpicos que ocorrerão dois anos depois.| Vitor Abdala/ABr

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira