Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/09/2009 - 11:11

Libia pronta para assumir o centro do palco

Uma abertura espetacular para dar início à série de eventos comemorativos de uma semana. Em exibição, a história antiga e rica da Líbia, apresentando as Jóias da União Africana.

Trípoli, Líbia - Os preparativos estão quase concluídos para a 'Celebrate Libya' (Festejar a Líbia), um dos maiores acontecimentos da África da atualidade, em Trípoli. A grande comemoração dará início a uma série de festividades de uma semana para o mundo apreciar. A Líbia parece esforçar-se não apenas para superar quaisquer aniversários anteriores da revolução Al Fateh, mas talvez qualquer outro evento do continente. A comemoração histórica idealizada para marcar os 40 anos de Muammar Al Gaddafi, Líder Fraternal e Mentor da Revolução, também celebra outro acontecimento regional importante -- uma década de união dos países africanos, sob sua liderança, formando a União Africana.

Após meses de preparativos, as festividades se encontram em seus estágios finais do que já é considerado um dos maiores palcos do mundo. Trabalhando em conjunto com o governo líbio, projetistas, construtores e gerentes internacionais voaram para lá para assegurar o sucesso da semana que vem. O arquiteto que está por detrás da 'Celebrate Libya', Philippe Skaff, comenta sobre sua experiência durante o projeto, "Eu era um explorador pronto para embarcar na jornada da minha vida com a chance de escrever o capítulo mais impressionante da história dela e esse desafio único evoluiu em termos de conteúdo a proporções extremas. É muito bonito controlar toda a direção do evento e as pessoas da Líbia o tornou agradável e gratificante do começo ao fim".

Oitocentos intérpretes, incluindo centenas de dançarinos, estruturas de animais exclusivas da África, bandas marciais, balé de fogos e shows de raio laser trarão à vida 12.000 anos da rica história da terra e se poderá ver o telão de 120 metros de largura cheio de água para recriar o Mar Mediterrâneo. O ápice do grande evento será um show de fogos de artifício que iluminará o céu, lançados de navios ancorados na costa de Trípoli. O show é orquestrado pela companhia francesa, Group F, autora dos mais incríveis shows de luzes, incluindo as Celebrações do Milênio da Torre Eiffel (Eiffel Tower's Millennium Celebrations) e o famoso Final de Ano no Porto de Sydney (Sydney Harbour New Year's Eve).

Mais de 300.000 pessoas são esperadas no Green Park de Trípoli com centenas de convidados especiais e dignitários. Locais especiais já estão reservados de acordo com as preferências de Berlusconi, embaixadores estrangeiros, líderes industriais e celebridades, além da maioria, senão todos, os chefes de estado africanos que já estarão participando da Africa Union Summit de 31 de agosto do qual a Líbia é a anfitriã.

Quanto aos próximos sete dias, eventos sem precedentes estão programados por todo o país, apresentando alguns dos tesouros nacionais da Líbia mundialmente menos conhecidos. Seus itinerários engrandecem castelos, restaurantes flutuantes, performers de cavalo touareg, balões de ar quente, 'island escapes' e um circo. Os concertos apresentando música internacional e árabe terão lugar em alguns dos locais mais preservados do patrimônio mundial, enquanto imagens e luzes serão projetadas nos monumentos das cidades por todo o país.

Segundo país mais rico da África, depois da Guiné Equatorial, o PIB da Líbia ultrapassou US$100 bilhões no ano passado e permanece sem ser atingido pela crise econômica mundial. Juntamente com a Nigéria, é o maior produtor de petróleo do continente com reservas de pelo menos 36 bilhões de barris de petróleo de alta qualidade. Em uma época em que as reservas do Golfo encontram-se limitadas, de conflitos na África Ocidental e de dificuldades logísticas russas ambientais, a altamente inexplorada indústria de hidrocarbono da Líbia parece altamente promissora.

A Líbia é tida por muitos como um antigo tesouro escondido. E para a alegria de rebanhos de executivos de Nova Iorque a Tóquio, o 'Portal da África' tem liberado mais e mais a atuação do setor privado. O país até associou-se aos líderes do Oriente Médio na inovação de energia alternativa, os Emirados Árabes Unidos, num projeto de eco-turismo ambicioso em Jebel Akhdar. Outras indústrias com oportunidades emergentes são a de telecomunicações, imobiliária e turismo. Planejamentos para um Hotel Movenpick de 500 unidades com um iate clube e um Hotel JW Marriott no novo distrito central de negócios de Trípoli já estão em andamento.

As sanções da Líbia têm prejudicado o acesso a investidores e turistas há décadas, deixando seus cinco primitivos Tesouros da Humanidade da Unesco ainda desconhecidos. Os desenhos em cavernas encontrados na área fezana do Saara, datam de pelo menos 12.000 A.C. Desde então, o país foi ocupado pelos fenícios, gregos, romanos, otomanos e bizantinos, todos deixando marcas de suas conquistas. Os que visitam Leptis Magna, Sabratha ou Cyrene podem maravilhar-se com uma das ruínas mais bem preservadas do mundo, explorar a vida exótica e selvagem do Saara ou simplesmente passar umas férias em uma das praias da costa intacta de 2000 quilômetros.

A rica história, cultura e determinação em fazer as mudanças acontecerem da Líbia serão celebradas na mais histórica abertura para o mundo em primeiro de setembro de 2009. [www.celebratelibyapress.com ] | Por: PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira