Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/04/2007 - 09:48

Gerdau e Abece lançam edição do Prêmio Talento Engenharia Estrutural

A novidade desta edição é a criação da categoria Obras de Pequeno Porte e Estruturas Especiais, que valoriza estruturas menores e inovadoras. A premiação também destacará projetos em Edificações e Obras de Arte.

Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Prêmio Talento Engenharia Estrutural. A premiação, promovida pela Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece) e pelo Grupo Gerdau, está sendo lançada no dia 24 de abril, no Hotel Hyatt, em São Paulo. O prêmio destaca profissionais de engenharia de estruturas que desenvolveram projetos diferenciados e de qualidade nos últimos cinco anos.

A quinta edição do prêmio traz uma inovação. Ao criar uma categoria para obras de pequeno porte e estruturas especiais, a premiação abre espaço para valorizar não só os grandes projetos, mas também os menores, que se diferenciam por apresentar soluções inovadoras e criativas. Os profissionais poderão escolher ainda entre duas outras categorias: Obras de Arte e Edificações. Em Obras de Arte serão destacadas estruturas como pontes, viadutos, passarelas, monumentos, obras de saneamento, entre outras. A categoria Edificações vai destacar as estruturas verticais e/ou horizontais que se destinam à utilização residencial, comercial, escolar etc.

No ano passado, a premiação conquistou um número recorde de participantes. Foram inscritos 84 projetos, 30 a mais que na edição anterior. Os projetos dos engenheiros de estruturas são avaliados por critérios como concepção estrutural, processos construtivos e uso adequado de materiais, implantação no ambiente (ou seja, a realização do projeto sem agredir o meio ambiente) e estética.

A comissão julgadora é composta por representantes da Abece, do Grupo Gerdau e da Editora Pini. Cada categoria – Obras de Arte, Edificações, e Obras de Menor Porte e Estruturas Especiais – terá um vencedor e uma menção honrosa. Os três primeiros colocados receberão viagem, mais estadia, para a Batimat, a mais importante feira de construção civil do mundo, que ocorre de 5 a 10 de novembro, em Paris. Receberão ainda troféu e certificado. Os engenheiros serão destacados com menção honrosa ganham placa e certificado. A premiação será entregue, em 17 de outubro, na abertura do Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural (Enece 2007).

O prazo para as inscrições vai até 31 de julho.Os candidatos devem enviar de três a cinco desenhos, contendo o projeto escolhido, em, no máximo, dez páginas no formato A4 ou arquivo eletrônico DWG e PLT, com especificações técnicas sobre o tema estrutural. Também devem ser encaminhadas fotos digitais da estrutura. O profissional deve ser destacar a categoria em que se deseja inscrever o projeto. O material pode ser enviado de três formas: impresso, em CD ou via upload no site do prêmio www.premiotalento.com.br ou pelos sites www.gerdau.com.br e www.abece.com.br. Todo o material impresso ou em CD deve ser encaminhado para o Grupo Gerdau, aos cuidados de Eduardo Castro Silva, (Rua Cenno Sbrighi, 170 – Edifício II – 6º andar – Água Branca – 05036-010 – São Paulo – SP).

Vencedores de 2006 destacaram-se por soluções diferenciadas - No ano passado, o primeiro colocado na categoria Edificações foi o engenheiro Ricardo Leopoldo e Silva França, da França & Associados, responsável pelo projeto do Edifício E-Tower, de São Paulo. O empreendimento da Tecnum Construtora destaca-se por ser um edifício de 150 metros de altura e 42 andares, no qual foi aplicado concreto de alta resistência nos pilares, especialmente desenvolvido para o projeto, constituindo-se em um recorde nacional de resistência. Para a construção do E-Tower foi também necessário ensaiar o modelo do prédio em túnel de evento. A técnica consiste em montar um modelo reduzido do prédio e de edifícios da região para testar sua resistência aerodinâmica.

Na categoria Obras de Arte, o vencedor de 2006 foi o engenheiro Roberto de Oliveira Alves, da Figueiredo Ferraz Engenharia. O projeto da Ponte sobre o Rio Orinoco, na Venezuela, foi executado pela construtora Norberto Odebrecht. Foi a primeira vez que um projeto construído no exterior, projetado por profissional brasileiro, conquistou o Prêmio Talento Engenharia Estrutural. Essa ponte rodoferroviária tem como diferencial a imponência do projeto. Foi construída como uma ponte estaiada – suspensa por cabos de aço – em três quilômetros de extensão, com um vão central de 300 metros de comprimento.

O engenheiro vencedor da categoria Solução mais Inovadora do ano passado foi Flávio Correia D’Alambert, da Projeto Alpha Engenharia de Estruturas, de São Paulo, com a obra do Centro de Convenções World Trade Center, em São Paulo. O empreendimento de responsabilidade da Construtora Racional Engenharia destacou-se pela inovação e criatividade para viabilizar o projeto arquitetônico. Foram utilizados perfis metálicos celulares (vazados) para confeccionar arcos de 50 metros de vão. A novidade conferiu leveza e alta resistência ao projeto, em um conceito inédito no Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira