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05/09/2009 - 08:13

Parceria entre o Sistema Firjan e a Federação Francesa do Prêt à Porter Feminino leva a originalidade da moda brasileira para o Salão Prêt à Porter P

É a terceira participação em uma das mais importantes bolsas de negócios do setor.

Com a força da parceria exclusiva entre a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro e a Federação Francesa do Prêt à Porter Feminino, três marcas do Estado do Rio de Janeiro vão expor suas coleções no espaço Fashion Rio Trade Fair, dentro do Salão Prêt à Porter Paris, d e4 de setembro (sexta-feira), até a próxima segunda-feira (7/9), em Porte de Versailles. Alessa, Amparo Brasil e CCM Sports estão entre as 1.500 marcas de 45 países presentes em uma das mais importantes bolsas de negócios do setor.

“A aproximação com o Salão de Paris é uma grande oportunidade de atrair um número ainda maior de compradores estrangeiros. Este acordo perdura por três anos e traz mais competitividade para a indústria da moda”, afirma o presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, acrescentando ainda que “as marcas brasileiras que exibiram suas coleções nas duas últimas edições do evento atraíram o interesse de 180 compradores de todas as partes do mundo”. Os países da União Européia, com destaque para Itália, Portugal e Espanha, são o destino de 35,81% das exportações.

Esta edição do evento apresenta o tema “No Ar”, um mix de moda e cultura. O Salão Prêt à Porter Paris tem mais de 50 anos de tradição, recebe em torno de 44 mil visitantes a cada edição e é considerado um termômetro da moda, atraindo compradores de diversos países. Esta é a terceira vez que o evento recebe marcas brasileiras, que chamam a atenção pelo toque artesanal estilizado, como resultado do acordo entre a Firjan e a Federação Francesa. A parceria conta, também, com o apoio da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil).

A seguir o diferencial que cada marca leva na bagagem.: CCM Sports: Fitness com pegada fashion - O verão 2010 da CCM Sports se inspira na ‘Andarilha’, uma mulher urbana, forte e desafiadora, sempre em busca de novas realizações. A modelagem valoriza as formas femininas e aposta em fuseaux, shorts e tops. As cores são neutras e vêm sempre acompanhadas de pontos de luz coloridos. Assim, tons de cinza, uva e preto recebem toques pink, amarelo, laranja e verde. “Investimos cada vez mais em tecidos tecnológicos, de última geração, que absorvem o suor, controlam a temperatura do corpo e têm um conceito easy care, como supplex, authentic, leggerino, fluity, x-bio, plastic e tafetá cristal, desenvolvidos pela tecelagem Santaconstancia”, conta a estilista Kenia Cariello. As novidades que serão apresentadas no Salão Prêt à Porter Paris são a linha desenvolvida para as práticas de ioga (macacões soltos ou colados ao corpo e calças amplas), corrida (camisetas bem coladas ao corpo com mangas presas ao dedão) e tênis (camisetas polo e saias curtas). A CCM Sports está no mercado há 18 anos e faz parte das confecções do Polo de Moda de Nova Friburgo, que recebe o apoio do SENAI Moda, centro de inteligência em moda e design do Sistema FIRJAN. Segundo a gerente comercial Marcia Felga, não foi feita nenhuma adaptação na modelagem dos produtos em função de compradores estrangeiros: “Os modelos e os tamanhos são os mesmos que lançamos na Bolsa de Negócios do Fashion Rio, em junho passado. O que atrai os compradores de fora é esse jeito carioca, ao mesmo tempo arrumado e despojado, e a combinação de cores que fazemos”. A grife já exporta para EUA, Canadá, Colômbia, Chile, Portugal, Espanha, Suíça, Luxemburgo, Angola, Nova Zelândia e Japão.

Amparo Brasil: O luxo do artesanato - Com a expectativa de quem estreia num salão de moda internacional, a diretora da Cooperativa de Artesãs de Amparo, Haydee Moraes, não esconde a ansiedade: “Para nós é um momento de absoluta surpresa”. Haydee conduz o trabalho de 30 artesãs da região e acentua a importância de manter a essência artesanal da marca: “Em cada bolsa está presente a referência local e é isto que levamos para mostrar em Paris. Amparo, distrito de Barra Mansa, no Estado do Rio de Janeiro, conserva as marcas do tempo em sua arquitetura colonial, nas ruas de pedras da época da escravidão, no colorido das casinhas, na opulência das grandes fazendas. Tudo isso está retratado nas bolsas feitas com retalhos de lona, coloridas e assimétricas, onde não faltam bordados”, comenta. Há cinco anos no mercado, a Amparo Brasil faz um produto sofisticado que está sintonizado com a valorização do “ feito a mão”, um dos caminhos da moda que resgata valores de antigamente e acrescenta um tempero contemporâneo. A coleção de bolsas que será apresentada em Paris, composta por 30 peças, é assinada pela estilista Gisele Barbosa. Pela criatividade do trabalho desenvolvido pela Amparo Brasil, a cooperativa foi convidada a confeccionar os brindes do evento. São chaveiros feito a lona, em forma de casinha e com bordados que remetem à origem colonial da região.

Alessa: Sensualidade com muito humor - Com técnicas artesanais sofisticadas e design contemporâneo, o produto "Made in Alessa" é um híbrido de publicidade, design e moda, áreas em que a estilista Alessa Migani, que se define como “dreamaholic”, atua. A coleção “Prêt à Porter / Prêt à Manger” é composta por 80 peças com muito humor, irreverência e brasilidade. Para expor no salão francês, Alessa investiu ainda mais no lado artesanal: “Acrescentei mais modelos de vestidos curtos, em cetim de seda e crepe de seda, e coloquei mais bordados. Os compradores estrangeiros gostam da mistura de cores exuberantes que fazemos. Mesmo na linha festa, que se compõe de 20 peças, não abri mão do lifestyle bem carioca, em vestidos inteiramente bordados com paetês gigantes, estampados e coloridos”. A marca tem sete anos e exporta para 28 países, entre eles Emirados Árabes, França, Austrália e Inglaterra. Na última edição do Salão Prêt-à-Porter Paris, em fevereiro, Alessa registrou 1.500 peças vendidas.

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