Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/09/2009 - 08:21

Difusão Editora lança Três Obras no Intercom 2009

Alguns dos renomados autores da Difusão Editora estarão presentes no evento, lançando obras que tratam os avanços das reflexões, da pesquisa científica e da prática em comunicação. O objetivo da Editora com os lançamentos é contribuir com a redução da distância entre a academia e o mundo corporativo.

Pela primeira vez, a Difusão Editora participa do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, o Intercom. O evento, que acontece em Curitiba, a partir de 04 de setembro, vem ao encontro de um dos grandes objetivos da editora, que é promover a promoção do contato direto entre os leitores e os autores, numa rica troca de experiências entre profissionais, estudantes, professores e pesquisadores de comunicação. Durante o Congresso, a Difusão lança três títulos, um organizado por Marlene Marchiori e dois publicados em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp) - que abrem a “Série Pensamento e Prática”.

Para Michelle Fernandes Aranha, diretora editorial da Difusão, “as discussões e debates promovidos num encontro como este contribuem para o aperfeiçoamento profissional da área, para o desenvolvimento da produção científica e para a democratização das últimas tendências de outros países na área de comunicação”.

Temas de congressos anuais agora em livros - “Série Pensamento e Prática” trará anualmente publicações originadas a partir das discussões realizadas em cada edição dos congressos anuais da Abrapcorp com reflexões acadêmicas e práticas sobre a temática de comunicação organizacional e relações públicas. O objetivo é incentivar o desenvolvimento de uma teoria brasileira desses campos e contribuir para o seu aprimoramento no País. Os dois primeiros volumes da Série, lançados oficialmente no Intercom 2009, são frutos dos congressos realizados nos anos de 2007 e 2008, respectivamente. A edição de 2009 será publicada no ano que vem.

Organizado por Margarida Kunsch, a primeira obra intitulada “Relações Públicas e Comunicação Organizacional: Campos Acadêmicos e Aplicados de Múltiplas Perspectivas” analisa a relevância da comunicação organizacional e das relações públicas diante dos desafios da sociedade contemporânea, avaliando conquistas e tendências, com reflexões de autores de renome do Brasil, dos Estados Unidos, do México e da Espanha. A obra está dividida em dezessete capítulos numa produção que inclui pesquisas empíricas e reflexões teóricas dos pontos de vista metodológico e científico.

O livro tem a colaboração de 20 autores de diferentes especialidades. A ideia é perpetuar o encontro entre profissionais e estudiosos da área de comunicação, subsidiando tanto o ensino de comunicação nos níveis de graduação e pós-graduação quanto a atividade do mercado profissional.

O segundo título da Série Pensamento e Prática, “A comunicação na gestão da sustentabilidade das organizações” – organizado pelas professoras Margarida Kunsch e Ivone de Lourdes Oliveira – apresenta as discussões de executivos e acadêmicos da comunicação sobre a sustentabilidade como ponto de intersecção entre as estratégias de negócio de uma organização e suas demandas políticas, sociais e econômicas, alinhadas à preservação ambiental. A coletânea de reflexões críticas, de cunho acadêmico e técnico, oferece subsídios para a melhor compreensão de como a comunicação pode contribuir para a construção de projetos de sustentabilidade.

A obra está dividida em dezesseis capítulos e conta com dezoito autores, num grande trabalho de reflexão sobre a otimização do relacionamento das empresas com seus públicos na construção da sustentabilidade, dentro das dimensões institucional, mercadológica e administrativa da comunicação.

Comunicação e Administração no contexto das empresas - A Difusão traz também à Intercom 2009 a mais nova obra de Marlene Marchiori, “Comunicação e Organização em Processos e Práticas”, uma coletânea que reúne 25 autores brasileiros e estrangeiros de universidades, centros de pesquisa e empresas com a proposta de integrar teorias contemporâneas da administração e da comunicação no contexto das organizações, refletindo sobre seus processos e suas práticas.

Dividida em três partes, a obra procura sempre aliar a teoria à prática, ampliando as perspectivas de análise da comunicação organizacional ao apresentar, discutir e ponderar sobre sua inserção nas organizações. Três cases integram a obra, apresentando a prática da comunicação e as diferentes experiências em empresas como Odebrecht, Petrobrás e Vale. Seu foco é auxiliar o leitor a entender a organização e interpretar seus aspectos econômicos, políticos, ambientais, demográficos, morais, éticos, culturais e sociais, com atenção especial às questões de relacionamento da empresa junto aos seus stakeholders.

O conjunto destas obras lançadas no evento procura analisar os problemas atuais da comunicação nas empresas e na academia, oferecendo soluções por meio da experiência de autores nacionais e internacionais. “Como editora especializada em comunicação, buscamos contribuir para a melhoria contínua de sua prática nas organizações e de seu ensino nas universidades, atuando como catalisadores do aperfeiçoamento deste setor na realidade brasileira”, conclui a diretora da Difusão. O evento acontece na Universidade Positivo (Curitiba/PR), entre os dias 4 e 7 de setembro de 2009.

Difusão - Especializada na publicação de livros para as áreas de Comunicação e Saúde, a Difusão Editora atua no mercado há mais de 30 anos, valorizando o autor nacional e respaldada pelo trinômio ética, qualidade e responsabilidade. Seu público-alvo é composto principalmente por professores, pesquisadores, estudantes, profissionais e executivos que encontram à sua disposição publicações voltadas para negócios. Atende livrarias de diferentes estados brasileiros e fornece material didático para mais de 400 instituições. Em Comunicação, são mais de 100 autores de renome no cenário brasileiro e internacional, incluindo pesquisadores de universidades estrangeiras.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira