Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/09/2009 - 08:43

Caminhos Máximos

O Cinema Falado exibe o filme argentino Histórias Mínimas, do diretor Carlos Sorin, em sessão gratuita no dia 10 de setembro com início às 18h30min, na sala Multiuso do Museu Victor Meirelles.

Para mediar o debate da noite, o Cinema Falado convidou Alessandra Brandão, professora do Curso de Cinema da Unisul, especialista em Comunicação Comparada - Cinema e Vídeo - e mestre em Cinema Latino-Americano.

Histórias Mínimas retrata diferentes histórias de três personagens de um mesmo povoado humilde da Patagônia, na Argentina. Cada um deles viaja pela região com destino à pequena cidade de San Julián, cada um com uma busca, um objetivo próprio, e nessa viagem suas vidas se cruzam algumas vezes. Eles são: Maria Flores (Javiera Bravo), Don Justo (Antonio Benedicti) e Roberto (Javier Lombardo). María, jovem e com uma criança ainda de colo, precisa ir a San Julián para participar de um programa de televisão, onde ganhou a oportunidade de concorrer a alguns prêmios. Don Justo, um senhor que ao saber do possível paradeiro de seu cachorro foragido, quer ir resgatá-lo, também em San Julián. Roberto é um vendedor que pretende conquistar o amor de uma de suas clientes que vive naquela cidade.

Rodado em sua maior parte na estrada, onde as paisagens são sempre campos abertos da Patagônia, o filme expõe de maneira delicada e sutil a solidão de cada personagem. Expõe também, singela e humildemente a eterna busca do ser humano. Independente da idade, do sexo, estilo de vida, todos estão buscando algo. A busca em si é a própria esperança. No filme, Roberto busca o amor; María, conquistar o prêmio no programa de televisão e Don Justo, resgatar seu cão, que ele diz ser o único que o conhece de verdade.

Com a trilha sonora impecável de Nicolás Sorin, filho do diretor, e com a direção de fotografia belíssima de Hugo Colace - ambas premiadas -, somos levados pelas lindas paisagens da Patagônia e sua exuberância natural, neste que parece ser um filme que reverencia, não a chegada de uma caminhada, mas sim o caminho que cada um escolhe tomar a cada momento.

Lançado em 2002, Histórias Mínimas é um dos mais premiados filmes do cineasta argentino Carlos Sorin, conhecido por trabalhar com a captação do cotidiano. Sorin tem ainda outra característica importante em seu trabalho que é a utilização de não-atores. Segundo os críticos, ele busca com isso o não estrelismo nas telas, o que permite uma ótica mais popular das suas obras.

Histórias Mínimas recebeu 22 prêmios e sete indicações nos mais renomados festivais de cinema por onde passou. Só na Argentina foram oito premiações, além do México, Uruguai, Portugal, Colômbia, Suíça, Espanha, Cuba, Peru, Los Angeles e Noruega. Outros trabalhos conhecidos do cineasta são O Cachorro (El Perro, de 2004) e A Janela (La Ventana, de 2008).

Cinema Falado do Museu Victor Meirelles | Histórias Mínimas – ARG – 2002 | Direção de Carlos Sori | Mediação: Alessandra Brandão, dia 10 de setembro 2009 (quinta-feira), às 18h30min, na Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles, Rua Victor Meirelles, 59, Centro – Florianópolis (SC). Telefone (48) 3222-0692 | Entrada Gratuita.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira