Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/09/2009 - 10:47

O Rio Info 2009 terá participação do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Acontecerá no primeiro dia do Rio Info 2009, o Segundo Encontro Regional de Exportação de Serviços – Setores de Software e TI, promovido pela Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Além de especialistas da secretaria, estarão presentes os da Apex-Brasil, do Banco do Brasil e do BNDES.

Neste encontro haverá quatro painéis, nos quais serão apresentados os mecanismos existentes de apoio às empresas de TI que queiram entrar no mercado externo. Maurício do Val, diretor do Departamento de Políticas de Comércio e Serviços (DECOS), esclarece que esses encontros fazem parte de uma ação prevista na política do governo federal cujo objetivo é promovê-los em pólos de exportação – tanto que o mesmo encontro já aconteceu em outros estados do país -, divulgar para as empresas de TI os instrumentos públicos de apoio a este setor e aproximá-las dessas entidades governamentais.

O primeiro painel será uma apresentação da Secretaria de Comércio e Serviços sobre o que ela possui hoje de apoio à exportação de TI, com foco no SISCOSERV (Sistema de Comércio Exterior de Serviços), que será um veículo de informação paras as empresas de software. Segundo o diretor do DECOS, Maurício do Val, a falta de informação ainda é um obstáculo para a entrada das empresas brasileiras de TI no mercado externo. E, com o sistema, elas poderão ter acesso à legislação e normas existentes que apóiam o setor.

Nos outros painéis serão apresentados o Projeto Setorial Integrado para Exportação de Software e Serviços Correlatos (da APEX-Brasil), o Programa de Financiamento à Exportação – PROEX (do Banco do Brasil) e o Programa para o Desenvolvimento da Indústria de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (PROSOFT Exportação do BNDES).

Olhando para o mercado externo, Maurício do Val explica que o Brasil está numa boa posição como exportador de TI, sendo o sexto maior do mundo, mas ainda com uma participação acanhada, se comparado com países que estão na sua frente, como a Índia, por exemplo. E completa que, além da falta de informação sobre as linhas de investimento existentes para aumentar a competitividade do Brasil no ramo da exportação, as empresas de TI sofrem o problema da falta de mão de obra com a língua predominante, que é o inglês. Segundo ele, esse é um dos motivos que deixam a Índia numa posição mais privilegiada.

Dentre as atividades econômicas do Brasil, o setor de TI se encontra no grupo dos quatros setores capazes de entrar no mercado externo. São eles: construção civil, distribuição e franquias, audiovisual e TI. Em função disso, o governo vem promovendo medidas para sua valorização e o Segundo Encontro Regional de Exportação e Serviços - Setores de Software e TI é uma delas. Este acontecerá no dia 09 de setembro,às 14h, no Rio Info 2009, dentro da programação do Fórum de Negócios. [site www.rioinfo.com.br].

. [Rio Info 2009 – 7º Encontro Nacional de Tecnologia e Negócios, de 9 a 11 de setembro, no Hotel Intercontinental, Avenida Prefeito Mendes de Moraes 222, São Conrado – Rio de Janeiro (RJ) | Informações: www.rioinfo.com.br e (21) 3974-5004 / 5015].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira