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25/04/2007 - 10:26

“Ouro Olímpico” reúne medalhistas do vôlei em São Paulo

Livro de marketing esportivo é mais um lançamento do Selo COB/Cultural

Uma reunião de antigos craques do voleibol brasileiro marcou o lançamento pelo selo COB/Cultural do livro ‘Ouro Olímpico – A História do marketing dos aros’, de Marcus Vinícius Freire e Deborah Ribeiro, na Livraria Fnac da Avenida Paulista, em São Paulo, na noite da segunda-feira, 23. Além de ser o chefe da Missão Brasileira para os Jogos Pan-americanos Rio 2007, Marcus Vinícius fez parte da geração do vôlei brasileiro que conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984. Estiveram presentes Antônio Carlos Moreno (que participou dos Jogos Olímpicos de Moscou-80), Leonídio Pasquali (Seul-88), e os medalhistas em Los Angeles Bernard Rajzman, Domingos Maracanã e Amauri Ribeiro. Amauri conquistou também o ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona-92. Além deles, também esteve presente o meio-fundista Zequinha Barbosa, com participação em quatro edições dos Jogos Olímpicos, entre outros convidados.

“É uma grande alegria poder contar com a presença de grandes amigos de dentro e fora das quadras. Aqui está parte da geração que começou a transformar o voleibol brasileiro no melhor do mundo”, disse Marcus Vinícius. “O caminho da profissionalização do esporte brasileiro passa pelo estudo dos grandes casos de marketing esportivo. Temos um material muito escasso nesse sentido, por isso vejo com muito bons olhos o lançamento deste livro”, disse Amauri Ribeiro, que hoje é técnico da seleção paraolímpica de vôlei do Brasil.

Com o prefácio de Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB, e orelha de Bernardinho, técnico da seleção masculina de vôlei, o livro ‘Ouro Olímpico’ nos traz a notícia de que na Grécia Antiga havia patrocinadores dos Jogos e de atletas, tanto no setor público quanto no privado. O desenvolvimento da mercantilização do esporte aconteceu proporcionalmente às mudanças pelas quais passou a humanidade ao longo de sua História. Em capítulos como "A comunicação visual dos Jogos", "Múltiplas oportunidades de negócios", "Filatelia e selos olímpicos" e "Broadcast - Direitos de transmissão" pode-se ver o complexo mundo que se esconde por trás dos cinco aros coloridos. "Este livro, fruto de seis anos de pesquisas no Brasil e pelo mundo, em todas as viagens que fiz desde o ano 2.000, mostra a estratégia de marketing que existe por trás de cada medalha olímpica", disse Marcos Vinícius, que é formado em Economia.

Medalhista de prata no vôlei dos Jogos Olímpicos Los Angeles-84, Marcus Vinícius Freire é o chefe da Missão Brasileira em Jogos Olímpicos e Pan-americanos desde Winnipeg-99, já confirmado para o cargo nos Jogos Pan-americanos Rio 2007. Deborah Ribeiro é jornalista, com MBA em gestão, administração e marketing esportivo, e trabalhou em algumas das principais emissoras de TV do país. “Eu diria que este é o primeiro livro de marketing olímpico escrito por brasileiros. Temos uma lacuna do tema em nosso país e estamos tentando preencher este espaço”, disse Deborah Ribeiro.

"Ouro Olímpico" traz também a história daqueles que, no Brasil e no mundo, conseguiram chegar ao lugar mais alto do pódio, com ou sem uma vida brilhante pela frente: Spyridon Louis (o grego que venceu a primeira maratona dos Jogos Modernos; ele ganhou, além da medalha olímpica, um vale vitalício na barbearia de sua aldeia); Jim Thorpe (que ficou sem suas medalhas, segundo alguns historiadores por ter origem indígena); Johnny Weissmuller (que viria se tornar o Tarzan de Hollywood); Adhemar Ferreira da Silva (primeira medalha de ouro olímpica do atletismo para o Brasil), além de atletas já consagrados como estrelas da propaganda mundial, como Ronaldinho Gaúcho (garoto-propaganda de 14 marcas) e o americano golfista Tiger Woods (US$ 87 milhões de rendimentos em propaganda).

Selo COB Cultural - Primeiro selo editorial brasileiro de esportes, o COB Cultural é uma iniciativa pioneira do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e da editora Casa da Palavra que visa contribuir para a ampliação de leitores e para a preservação da memória do esporte. Com distribuição nacional em livrarias, as publicações do selo COB Cultural pretendem eternizar os momentos de alegria, orgulho, emoção e magia que o esporte produz, e divulgar e multiplicar o conhecimento de diversas modalidades, em particular as olímpicas.

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