Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/09/2009 - 11:35

Cresce o número de cheques honrados no Brasil

Brasileiros fazem compra responsável.

São Paulo – Para não perder o crédito e a possibilidade de fazer compras maiores nas próximas datas comemorativas, como o Dia das Crianças e o Natal, os brasileiros estão honrando cada vez mais seus pagamentos. De acordo com a última pesquisa da TeleCheque, empresa de verificação de crédito, no Brasil, do total de cheques emitidos em agosto, 97,67% foram honrados, um crescimento de 0,49 pontos percentuais frente ao mesmo período do ano anterior e 0,16 pontos percentuais em relação ao mês de julho.

"Esses índices são muito positivos e servem como referência do momento atual do país. Varejistas e consumidores estão aliados e com intenção de crescerem juntos. Assim, o varejo tem apostado em promoções e oferecido mais benefícios aos clientes, enquanto que os consumidores fazem compras responsáveis e gastam o que está dentro do orçamento", explica José Antônio Praxedes Neto, vice-presidente da TeleCheque.

Em todo país, o total de cheques honrados no primeiro semestre de 2009 já superou o índice calculado no mesmo período de 2008, sendo que desde abril, eles estão em crescimento. "A tendência é que o varejo continue ampliando a oferta de crédito com o cheque, pois esse meio de pagamento garante grande flexibilidade na obtenção de capital de giro", diz o vice-presidente. "Além disso, este é o momento de iniciar os investimentos em estoque para se preparar para as vendas das datas comemorativas do segundo semestre, logo, quanto mais facilidades oferecidas nas compras, maior a possibilidade de efetuar vendas e manter o faturamento", completa.

Evolução Índice de cheques honrados TeleCheque (%) - O cheque hoje tem sido o preferido na hora das compras. "O relacionamento direto entre o comerciante e o consumidor na negociação tem direcionado a preferência pelo cheque. Além disso, quando o varejo recebe o pagamento em cheque, ele tem a liberdade de negociar este recebível em diversas fontes no mercado, ao contrário dos cartões de crédito, onde o desconto dos recebíveis são monopolizados pelas administradoras diminuindo o poder de negociação do varejo", observa Praxedes.

No ranking por região, a liderança ficou com Centro-Oeste (98,26%), seguido de Nordeste (97,39%), Norte (97,50%), Sul (98,11%) e Sudeste (97,78%). "A região Centro-Oeste sempre teve um ritmo semelhante ao do país. Assim, vemos um potencial grande de compras e baixo índice de inadimplência, bem característico da população local", explica Praxedes.

Já no ranking por Estado, a liderança ficou com os Sergipanos (99,04%), um crescimento de 0,58% em relação ao mês anterior e 0,96% quando comparado com agosto de 2008. Na sequência da lista estão Rio Grande do Norte (98,79%), Goiás (98,55%), Santa Catarina (98,24%), Minas Gerais (98,16%) e Paraná (98,12%).

Vale ressaltar que os critérios de pesquisa da TeleCheque levam em conta os valores em reais das transações com cheques - e não a quantidade de folhas de cheques emitidas-, metodologia considerada mais adequada à realidade e às necessidades do varejo.

TeleCheque: Há 25 anos no mercado, a TeleCheque, empresa especializada na concessão de crédito no varejo e líder no mercado de verificação e garantia de cheques do país, vem aperfeiçoando seus serviços para que seus clientes possam expandir suas vendas e a oferta de crédito a seus consumidores, com total segurança. O banco de dados da empresa é alimentado por informações fornecidas pelo Banco Central, por 100 instituições financeiras, pelos usuários do sistema, pela base de dados da TeleCheque e por parceiros, reunindo cerca de 309,5 milhões de informações de mais de 50 milhões de emitentes, atualizadas permanentemente. Atualmente, mais de 12 mil usuários utilizam os seus sistemas em mais de mil municípios do Brasil. A empresa é associada à Abracheque (Associação Brasileira de Serviços de Informação, Verificação e Garantia de Cheques). [ https://twitter.com/telecheque]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira