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09/09/2009 - 11:51

Celpa leva medição digital a novos bairros da Região Metropolitana

No mês de setembro, a Celpa (PA) dá início à segunda etapa do projeto Celpa Digital na Região Metropolitana de Belém, com a ativação do medidor digital para um total de 72 mil clientes. O serviço começará por Ananindeua, nos conjuntos Paar, Icuí-Guajará, Curuçambá, Cidade Nova, Águas Lindas e Águas Brancas. Depois, o sistema será ativado em Icoaraci e na cidade de Marituba. Na primeira etapa do projeto, que teve início em 2007, 25 mil clientes receberam medidores digitais na Grande Belém.

O medidor digital fica protegido em uma caixa metálica instalada no alto dos postes e é monitorado via rádio-transmissão por uma central montada dentro da concessionária. Da central, é possível fazer leitura, desligar e religar o domicílio eletronicamente. A leitura de consumo é on line e o serviço de religação ganha agilidade, pois não é necessário enviar equipe ao local para religar o imóvel.

A tecnologia usada, que é certificada pelo Inmetro e autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), garante mais segurança ao sistema, uma vez que reduz a incidência de oscilações de energia, queima de equipamentos, acidentes elétricos, curto-circuitos e incêndios decorrentes de intervenções externas, a exemplo das ligações clandestinas.

Com a medição digital, o cliente ainda pode acompanhar seu consumo por meio de um terminal individual de leitura, com visor digital, instalado em sua residência. O terminal permite a visualização de cada quilowatt consumido, o que contribui para o uso racional da energia elétrica, pois é possível conferir exatamente o que está sendo gasto.

Nos locais de ativação do Celpa Digital, a concessionária também está adotando a rede multiplexada em substituição à rede elétrica convencional. Esse tipo de rede é formada por um único cabo isolado, que fica no alto do poste e mais protegido das intervenções de árvores, pipas e ligações clandestinas. O uso dessa rede também promove maior estabilidade ao sistema elétrico.

Transparência - Os clientes dos bairros envolvidos no projeto estão sendo comunicados da mudança através de carta enviada juntamente com a conta de luz. Eles também recebem informações por meio do projeto Transparência, de relacionamento com o cliente. O projeto Transparência promove palestras para as lideranças comunitárias, bem como visita os bairros esclarecendo dúvidas sobre a medição digital.

Clientes que atualmente pagam apenas a taxa mínima de consumo, mas que começarão a ter seu consumo medido com a ativação dos medidores, estão recebendo, além das informações sobre o novo sistema, orientações sobre como usar a energia de modo eficiente. | www.celpa.com.br

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