Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/09/2009 - 11:56

FEI desenvolve equipamento inédito para testar carga móvel em concurso

São Bernardo do Campo – O Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) desenvolveu um equipamento inédito para aplicação de carga móvel: o Pondemobilator,. O ‘invento’ será utilizado para testar a resistência de pontes feitas apenas com palitos de sorvete e cola. Os projetos fazem parte do concurso Travessia, uma versão da FEI de concursos realizados em diversas universidades do mundo e também do Brasil. Na FEI, o concurso ocorrerá durante a Semana da Engenharia, prevista para 26 a 30 de outubro, no campus São Bernardo.

Enquanto nos concursos feitos em outras universidades são aplicadas apenas cargas estáticas penduradas por gancho ou apoiadas diretamente no tabuleiro da ponte, na versão do concurso da FEI a carga será móvel, dando maior realismo à proposta da estrutura montada ser uma ponte e aumentando a emoção do ensaio. Em funcionamento, enquanto os participantes movem as manivelas do equipamento, o trem-tipo, que faz parte do Pondemobilator, desloca-se sobre a ponte. Assim, é possível ver de forma mais lenta o processo de deformação até um eventual colapso da estrutura montada pelos alunos.

Em um dos testes, um trem-tipo, passará sem o sistema de carga pela ponte, acionado manualmente com manivela por um integrante do grupo. O tempo de travessia não pode ultrapassar 30 segundos. Na segunda passagem, o trem-tipo passará na estrutura transportando 10 kg de areia. A partir daí, o equipamento será carregado com mais areia até que a ponte apresente deformação ou rompimento.

“O concurso Travessia visa proporcionar integração entre os alunos da instituição e a experiência, aos estudantes que são de outras áreas do conhecimento. Assim, é possível mostrar que outras habilidades, além das específicas de Engenharia, podem ser usadas para solução dos problemas que o desafio proposto impõe”, destaca o professor Kurt Amann, coordenador do curso de Engenharia Civil da FEI e coordenador do concurso Travessia.

A FEI [ www.fei.edu.br ] Mantido pela Fundação Educacional Inaciana "Pe. Sabóia de Medeiros", o Centro Universitário da FEI agrega as antigas marcas históricas de ensino superior de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e a Faculdade de Informática. Com campi em São Bernardo e São Paulo, o Centro Universitário da FEI oferece os cursos de graduação em Administração, Ciência da Computação e Engenharia nas áreas Civil, Elétrica com ênfase em Eletrônica, Computadores e Telecomunicações, Mecânica, Mecânica com ênfase em Automobilística, Materiais, Química, Produção e Têxtil, além de cursos de especialização, aperfeiçoamento e extensão, ministrados pelo Iecat (Instituto de Especialização em Ciências Administrativas e Tecnológicas). Além destes cursos, a FEI oferece pós-graduação stricto sensu (mestrado) em Administração, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. Há também o IPEI (Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais), responsável pela interação da FEI com o setor produtivo. A FEI é filiada à ABRUC (Associação Brasileira das Universidades Comunitárias).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira