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09/09/2009 - 12:07

No que apostar: negógio próprio ou franquia?

Há muita burocracia, alta carga tributária e falta de incentivo do governo, enquanto o faturamento médio das franquias em 2008 cresceu cerca de 21% e para este ano a previsão de que dobre.

Parece que o descaso do governo com as pequenas e médias empresas, está acabando com o estímulo e o espírito de muitos proprietários que fazem parte desse segmento ou pretendem iniciar. Isso acontece por uma série de fatores. De um lado existem obstáculos causados pela burocracia para se abrir um negócio, pela alta carga tributária, pela legislação perniciosa e, principalmente, pela falta de incentivo por parte do nosso governo. Por outro lado, está a própria falta de experiência do empreendedor em tocar um negócio, em meio a um cenário de “pós-crise” mundial em que a desconfiança do consumidor prevalece.

Avaliando esse cenário, paira uma dúvida no ar. Será que ainda vale a pena abrir um negócio próprio? Para uns essa resposta está bem clara. Não é uma estratégia rentável perante um período tão turbulento. Por essa razão, futuros empresários do modelo “negócio próprio”, estão migrando para um modelo “seguro”, ou seja, as franquias.

Essa modalidade de empreendimento cresce a cada dia que passa em razão dessa migração. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento médio das franquias no Brasil em 2008, cresceu em média, 21,2% comparando com o ano de 2007. As expectativas para 2009 não são ruins. Estima que, mesmo com a forte retração mundial, essas franquias faturem o dobro.

As vantagens desse tipo de negócio e as facilidades proporcionadas pelo sistema de franquias são várias. Só para começar, geralmente, a marca é reconhecida pelo consumidor e consolidada no mercado. Nesse caso, o empresário não terá a necessidade de investir pesado para que sua empresa se torne conhecida no setor que atua. Outros serviços que a modalidade franquia proporciona são: assessoria na implantação do negócio e o apoio para realizar pesquisas, treinamentos e marketing. São fatores que, de certa forma, contribuem para minimizar o risco do investimento inicial do negócio.

Porém, como tudo tem seu lado bom, a franquia possui um aspecto negativo. A gestão de negócios dessa modalidade é extremamente limitada (o dono não pode fazer ações ou tomar determinadas decisões sem consultar a matriz), mas isso parece não incomodar os franqueados, pois os lucros “falam mais alto”.

Enfim, esse é um mercado que, de maneira inteligente, expande suas lojas, oferecendo uma forma comprovada de ganhar dinheiro. Em tempos de crise, o sistema de franquias torna-se uma opção importante para reduzir riscos e proteger ganhos. Pense nisso empreendedor.

. Por: Sérgio Nardi, escritor, especialista em gestão empresarial e autor dos livros “A Nova Era do Consumo de Baixa Renda”, “Marketing para o Varejo de Baixa Renda” e “Viva Melhor”.

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