Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/09/2009 - 12:33

O avanço dos concursos chega à Bienal

Pela primeira vez um dos maiores eventos literários do país abre espaço para os livros dedicados a quem almeja o serviço público.

Depois de 13 anos de muitas inovações e sucesso, a XIV Bienal do Livro, que acontece entre os dias 10 e 20 de setembro, apresentará uma novidade que agradará os freqüentadores assíduos e, certamente, atrairá um novo público: os livros para concursos. Serão inúmeras editoras especializadas no setor e que estarão expondo títulos fundamentais para quem se prepara para uma seleção. Segundo o professor Sylvio Motta, especializado em concurso público e editor da Campus- Elsevier, uma das expositoras, "a presença de editoras e livros de concurso público na Bienal deste ano é uma decorrência lógica do mercado editorial. O segmento de concursos se profissionalizou, preservando suas características editorias", afirma.

Autor do livro “Direito Constitucional – 21ª edição”, que será lançado no evento, Motta acrescenta que a iniciativa veio para ficar e a participação desse segmento na Bienal tem tudo para se consolidar. “Serão muitos os lançamentos e o leque de opções para o leitor será significativamente ampliado”, aposta o professor que trará uma novidade no seu livro. Editado pela Campus-Elsevier, a obra terá um PIN (tipo de código de acesso à determinada página da internet) para que o leitor encontre um conteúdo exclusivo na web, onde haverão informações complementares, além de video-aulas sobre os mais variados temas, como normas constitucionais, interpretação de leis, remédios constitucionais, dentre outros. Outros lançamentos serão os livros “Física para concursos”, de autoria de Anders Meneses, “Processo penal para concursos”, de Francis Barros, “Software livre para concursos”, Jorge Ruas, entre outros.

Motta revela que atualmente as universidades estão adquirindo livros de editoras de concursos públicos, pois estes preparam o aluno para a vivência do mercado, ou seja, prepara o indivíduo para exercer a sua atividade na prática. "Os conteúdos desses livros são muito práticos, objetivos e dinâmicos. Eles possuem uma natureza eclética. São muito antenados com as obras concretas. O conteúdo prático é o que há de mais sedutor nesses livros, facilitando a assimilação do candidato e chegando o mais próximo da realidade que ele encontrará no dia a dia do trabalho", explica.

Recente pesquisa divulgada pela Associação Nacional de Proteção e Apoio ao Concurso - Anpac, o setor do concurso público mobiliza anualmente cerca de 10 milhões de candidatos, movimentando somente com as 10 principais bancas pesquisadas mais de R$ 100 milhões por ano. O levantamento, que considerou o triênio 2005-2006-2007, apontou ainda que nos últimos anos houve um aumento de 27% do funcionalismo público. "Desde a Constituição de 88, a disputa por uma vaga através do concurso público se apresenta como um dos maiores atos de competição justa no país", afirma Ernani Pimentel, presidente da Anpac.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira