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25/04/2007 - 10:37

Shoppings de decoração contribuem com a expansão de redes especializadas em móveis e utilidades para o lar

Recém instalada no CasaShopping, no Rio de Janeiro, a Breton Actual é um bom exemplo de lojas que se transformam em redes graças às vantagens oferecidas por esse tipo de ponto comercial.

Tendência surgida na década de 1990, os shoppings temáticos são hoje uma realidade em todo o Brasil, de acordo com dados de dezembro de 2006 da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), dos 346 centros de compras existentes no país, 58 deles são temáticos. Apenas em São Paulo, são 23 empreendimentos desse gênero (censo 2006 da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping – Alshop). Nesse nicho, sobressaem os shoppings de decoração e itens para casa e escritórios. Até 2009 devem ser inaugurados quatro novos shopping centers voltados para decoração, sendo dois deles em importantes capitais brasileiras, de acordo com informações de Arnaldo Kochen, consultor de shopping centers da Kochen Associados.

Essa tendência pode, em muito, ser justificada pelo crescimento no número de lançamentos imobiliários. De acordo com o Secovi (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo), em 2006, o mercado imobiliário registrou seu melhor desempenho desde a década de 1980, com crescimento de 18,96% em relação ao total vendido em 2005. Ou seja, mais consumidores em busca de itens de decoração.

Porém, o que sobressai é que esse crescimento do número de shoppings tem propiciado oportunidade para lojistas do setor firmarem pé em outras localidades do País, dando assim, início a uma bem sucedida rede com representações em outros estados. Segundo o especialista da Kochen Associados, dentre outras vantagens, a junção de lojas temáticas ao conceito shopping center é um projeto que deu certo e continua avançando. “Isso tem permitido às lojas de decoração ampliarem suas sedes e instalarem filiais nas principais capitais brasileiras e, muitas vezes, no exterior. Em algumas capitais praticamente não existem mais pontos comerciais disponíveis em ruas. E se existem, o valor de locação é altíssimo”.

É o caso da Breton Actual, especializada em móveis e objetos de decoração. Fundada em 1957, a loja nasceu “na rua”, no bairro de Santana, Zona Norte da capital paulista. A oportunidade de começar a expansão da rede surgiu justamente dentro de um shopping temático, o Lar Center. Hoje a Breton Actual está instalada também no D & D Decoração e Design Center, na Zona Sul de São Paulo, e no Shopping Emporium, no ABC paulista. No último dia 30 de março, a loja estreou fora de Estado, abrindo uma unidade no Rio de Janeiro. Não por acaso, dentro de um shopping especializado, o CasaShopping, na Barra. De acordo com o proprietário Marcel Rivkind, a vantagem do shopping temático é justamente ter uma concentração maior de lojas de um mesmo segmento. “Estou dentro de um shopping na Barra, que é um ponto comercial relativamente caro, mas saí mais caro quando você se instala em um local em que sua loja não vende. Também optamos pela segurança do shopping e pelas vantagens da localização”, comenta, acrescentando que já existem planos de expandir a rede, provavelmente com a abertura de uma loja no Casa Park, em Brasília, DF.

Outro exemplo é a Tok & Stok que, recentemente, transferiu suas instalações do Lar Center para a Marginal Tietê, mas permaneceu bem ao lado do shopping que a abrigou durante anos, talvez para não deixar a sinergia oferecida pela proximidade do centro comercial – aliás, um processo que se repetiu no CasaShopping, no Rio de Janeiro, RJ. Dentro de centros comerciais desse nicho, a Tok & Stok permanece com a loja do D&D (SP) e Casa Park (DF). Também a Spicy, especializada em utensílios para cozinha e objetos decorativos, está presente no D&D e conta com outras duas lojas no Rio de Janeiro, igualmente dentro de shoppings temáticos.

Essa expansão das redes, de certa forma atrelada aos shoppings temáticos, pode ter sua explicação nas vantagens que esses empreendimentos oferecem aos consumidores. “Eles podem contar com conforto, segurança e, principalmente, a tranqüilidade de escolher em um único espaço, tudo o que precisam para decorar o lar”, comenta Arnaldo Kochen. De fato, essa árdua tarefa da escolha do mobiliário para a residência, muitas vezes torna-se um momento desgastante para o consumidor, já que realizar uma pesquisa de comparação de preços e escolher modelos em diversas lojas pode levar semanas e até meses. Saem ganhando também os profissionais do segmento - arquitetos, decoradores e designers - que podem fazer suas pesquisas em um único lugar.

Kochen Associados – dirigida pelos consultores Rubens Kochen e Arnaldo Kochen, a empresa atua no desenvolvimento comercial, administrativo e operacional de centros comerciais planejados. Suas principais atividades estão na prospecção, identificação de oportunidades de mercado e estudos de viabilidade de terrenos ou de construções existentes para implementação de empreendimentos comerciais. Também atua na revitalização, planejamento, ampliação, comercialização e auditoria da qualidade em shopping centers.

Em sua trajetória de quase 40 anos, a empresa acumula diversas consultorias e projetos executados: D&D Decoração e Design Center (SP); Brasil Market Place e Shopping Center Ouro Verde (Campinas/SP); Shopping Center Indaiatuba (Indaiatuba/SP); Shopping Center Americanas (Presidente Prudente/SP); Flamboyant Shopping Center (GO); Minas Shopping (MG); e Cuiabá Lar Shopping (MT). Outros projetos estão em estudo de viabilização e consultoria em todo o Brasil.

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