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10/09/2009 - 09:17

Prêmio MPE Brasil 2009 com inscrições abertas

Esta é a última semana para participar do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – ciclo 2009. As inscrições se encerram na segunda-feira, 14 de setembro. O principal objetivo do prêmio é promover o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade das MPEs por meio da disseminação de conceitos e práticas de gestão.

O MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas é uma parceria entre Sebrae-SP, Federação do Comércio de São Paulo (Fecomercio), Grupo Gerdau, Instituto Paulista de Excelência e Gestão (Ipeg) e Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). Trata-se de mais uma oportunidade de valorização dos melhores métodos para gestão de empresas. A competição promove o aumento da qualidade e da produtividade por meio da disseminação de conceitos de práticas de gestão.

A inscrição pode ser feita pelo site www.premiompe.sebrae.com.br ou por meio de formulário impresso disponível nos escritórios regionais do Sebrae-SP e nos Postos Sebrae de Atendimento ao Empreendedor (PAE). Serão premiadas empresas das categorias Indústria, Comércio, Agronegócio, Serviços de Saúde, Educação, Turismo, Tecnologia da Informação (TI) e outros Serviços, além do Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social, categoria à qual qualquer empresa inscrita pode concorrer.

Entre as etapas de avaliação, que segue até 18 de novembro, está o preenchimento de um questionário de autoavaliação, que funciona como um diagnóstico empresarial e contém questões relativas à gestão do negócio, baseados nos critérios de excelência da gestão da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ): Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informação e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados.

As empresas que tiverem mais pontos com o preenchimento do questionário receberão a visita de avaliadores, para a checagem das informações e os ajustes necessários. “Essas empresas terão, ao final do processo, um relatório de avaliação detalhado, baseado nas informações apresentadas durante a visita técnica, com pontos fortes e oportunidades de melhoria”, explica Mariana Camargo Marques, coordenadora estadual do prêmio pelo Sebrae-SP. Mesmo as empresas que não atingirem a pontuação para as visitas receberão um relatório contendo as pontuações por critério, informa a técnica.

No final deste ano (dezembro), serão escolhidas as vencedoras estaduais. Após novo período de avaliações, a empresa campeã nacional será conhecida em uma cerimônia prevista para abril de 2010.

Para participar da competição, as empresas precisam se enquadrar em alguns quesitos: receita bruta anual de até R$ 2,4 milhões (incluindo a soma dos orçamentos de filiais e matriz); ter completado pelo menos um ano fiscal; ter domicílio fiscal no Estado da respectiva inscrição; comprovar regularidade fiscal e estatutária quando classificadas para a visita.

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