Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/09/2009 - 09:18

Projeto “Cooperar reciclando, reciclar cooperando” da ong CEMPRE vence VIII Prêmio LIF - Liberté Egalité Fraternité

São Paulo – O projeto “Cooperar Reciclando, Reciclar Cooperando” da organização Compromisso Empresarial para a Reciclagem (CEMPRE) recebeu ontem, em Brasília, o VIII Prêmio LIF – Liberté Egalité Fraternité da Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB). O projeto foi consagrado durante o I Fórum de Sustentabilidade, evento que reuniu as principais lideranças empresariais, governamentais e comunitárias do país para discutir, disseminar e homenagear iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável no Brasil.

O projeto do CEMPRE, criado em 1994, capacita catadores de lixo urbano para o trabalho com materiais recicláveis por meio da formação de associações e cooperativas. A organização em cooperativas tem permitido um salto significativo na qualidade do trabalho dos catadores, reduzindo impactos ambientais e resgatando a cidadania destes indivíduos, que encontram uma fonte regular de renda. Segundo o CEMPRE, o Brasil conta atualmente com o trabalho de 800 mil catadores. “Graça a estes agentes, alcançamos a marca de 22% de reciclagem da fração seca do lixo urbano (plástico, papel, vidro, metais) gerado no país; este é o maior índice entre os países em desenvolvimento”, diz André Vilhena, diretor executivo da Ong. No entanto, ele alerta que 50% do resíduo urbano no Brasil ainda é depositado em lixões (vazadouros a céu aberto), desperdiçando potencial econômico e causando problemas ambientais.

O mesmo projeto recebeu em agosto o 12º Prêmio Betinho de Cidadania e Democracia concedido pela Câmara Municipal de São Paulo. Veja em anexo a programação do I Fórum de Sustentabilidade.

Cempre - O Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE) é uma associação sem fins lucrativos que trabalha para conscientizar a sociedade sobre a importância de reduzir, reutilizar e reciclar lixo por meio de programas de conscientização. A entidade utiliza-se de publicações, pesquisas técnicas, seminários e mantém para consulta pública um rico banco de dados sobre o assunto, em sede na capital paulista. Fundado em 1992, o CEMPRE vem sendo mantido por contribuições de empresas privadas de diversos setores. Entre elas estão: Alcoa, AmBev, Cargill, Carrefour, Coca-Cola, Femsa, Gerdau, HP, Johnson & Johnson, Klabin, Kraft Foods Brasil, Nestlé, Nestlé Waters, Nivea, Pão de Açúcar, Pepsico do Brasil, Procter & Gamble, Philips, Sadia, Sig Combibloc, Souza Cruz, Suzano Papel e Celulose, Tetra Pak, Unilever, e Wal Mart.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira