Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/09/2009 - 09:26

Brasil de olho nos sistemas de moda europeus

Integrantes do SMB apostam no intercâmbio de informações com a Europa para estimular a inovação e a competitividade na indústria brasileira.

Brasíli – Representantes de entidades que participam do Sistema de Moda Brasileiro (SMB) embarcam no dia 12 de setembro (sábado), para uma missão de seis dias na Europa, com o objetivo de conhecer sistemas produtivos na Itália e na França e desenvolver novas metodologias para pesquisas de tendências de moda. O grupo visitará entidades como a Camara Nazionalle della Moda Italiana, em Milão, a Federation Francaise de I Couture, em Paris, e o Comité Colbert, também na capital francesa. A ação é realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com o Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas Brasileiras (PAIIPME), que é co-financiado pela União Europeia e executado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Segundo o coordenador do setor de Couro e Calçados da ABDI, Jorge Boeira, as duas regiões a serem visitadas são referências importantes para o Brasil. “O sucesso do Made in Italy, marca que associa o design aliado à moda, faz dos produtos italianos verdadeiros ícones de consumo no mundo. A França, por sua vez, revitalizou o segmento de alta moda agregando o estilo de vida ao desenvolvimento de produtos, por meio da criação do Comité Colbert”, conta Boeira, que participará da missão. “É extremamente relevante para o sucesso do SMB, lançado recentemente pelo Governo brasileiro, que sejam compreendidas questões essenciais dos sistemas francês e italiano, tais como os movimentos dessa indústria na Europa, os processos de criação das instituições de referência e como as pequenas e médias empresas são beneficiadas”, completa a diretora do PAIIPME, Patricia Vicentini.

O SMB foi criado para ser um instrumento de articulação entre as cadeias produtivas brasileiras relacionadas ao setor da moda, como têxtil e confecções, gemas, joias e afins, couro, calçados e artefatos, entre outras. O Sistema é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (SDP/MDIC), em parceria com associações ligadas à moda e design. Entre as entidades que integram o SMB e que estarão representadas na missão à Europa estão o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil) e a Associação Brasileira de Estilistas (ABEST), além de Assintecal e ABDI.

Essa missão brasileira à Europa faz parte de um conjunto de ações que resultarão, entre outras coisas, na capacitação de empresas para interpretação das tendências de moda e futura utilização dessas informações como ferramenta de posicionamento estratégico e de desenvolvimento de produtos, minimizando riscos e custos. “Esses resultados contribuem para a superação de metas da Política de Desenvolvimento Produtivo, lançada em 2008 pelo Governo Federal, com objetivos de ampliar o investimento fixo, elevar o gasto privado em P&D, ampliar a participação das exportações brasileiras no mercado mundial e aumentar o número de micro e pequenas empresas exportadoras”, conclui Boeira.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira