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10/09/2009 - 09:26

Rio-à-porter: Salão de Negócios de Moda e Design no Pier Mauá


O prefeito Eduardo Paes participou no dia 9 de setembro (terça-feira), da apresentação do Rio-à-porter, o novo Salão de Negócios de Moda e Design, que acontecerá no Píer Mauá, de 11 a 13 de janeiro de 2010, integrado ao Fashion Rio.

O novo Salão de Negócios abrigará mais de 150 expositores de todo o Brasil que apresentarão as coleções Inverno 2010 para a moda feminina, masculina, infantil, sustentável, beachwear (praia) e acessórios.

Dedicado a realização de negócios entre a indústria e comerciantes da moda, o Rio-à-porter, produzido pelo Grupo Luminosidade, receberá compradores do Brasil e do exterior, em um espaço de 7 mil m², que seguirá a mesma identidade visual e o mesmo padrão de qualidade de organização do Fashion Rio.

Para o prefeito Eduardo Paes, esse é um evento de extrema importância para cidade, principalmente por facilitar o desenvolvimento econômico e social na área da Zona Portuária.

- O Fashion Rio no ano passado foi um evento de enorme sucesso não só pela organização, pelos desfiles, e por tudo que se tinha ali, mas, principalmente porque sua realização coincidiu com o local que é um projeto prioritário da Prefeitura: o Porto do Rio de Janeiro. E isso mostrou todo o potencial daquela região da cidade e a clareza que os atores sociais, econômicos e políticos da nossa cidade tiveram em relação àquela área – afirmou.

- A Prefeitura tem um papel nesse processo que é muito mais de animação, facilitadora, estimuladora da iniciativa privada. O que nós queremos é criar um ambiente facilitador para o setor privado e pra atividade econômica se desenvolver. E é isso que a gente tem buscado fazer – ressaltou.

Durante a apresentação, o diretor criativo do evento e CEO da Luminosidade, Paulo Borges, explicou a necessidade da moda brasileira estar inserida no mercado global e destacou o Rio-à-porter como uma ponte para esse negócio de sucesso.

- O Rio-à-porter é uma fotografia daquilo que a gente pensa da moda como negócio. O que a gente quer para o Salão de Negócios é um espaço para trazer marcas importantes, grifes importantes, e, não só, qualificar cada vez mais esse ambiente no sentido profissional, mas, também, fazer com que o Rio construa de forma irreversível um lugar e uma plataforma de moda que tenha uma responsabilidade diante do Brasil e do mundo – disse Borges.

Em seguida, o diretor do Sebrae/RJ, Evandro Peçanha, falou sobre a geração de novos empregos que o Salão de Negócios irá trazer para a cidade do Rio de Janeiro.

- O Salão de Negócios é a grande oportunidade que as pequenas e micro empresas brasileiras do setor da moda e de confecções encontram no Brasil para poder desfrutar de oportunidades de expansão de suas atividades, de acessar novos mercados, e de fomentar a inclusão social - falou Peçanha, dando oportunidade para o prefeito acrescentar.

- Essa é uma atividade econômica que tem a cara do Rio de Janeiro porque junta criatividade, que é uma marca do povo carioca, é uma atividade econômica que gera muito emprego, que traz muito valor agregado, que tem a cara da moda, de gente bonita, é alegria e felicidade, melhora a vida da cidade e das pessoas. Enfim, é um orgulho para o Rio de Janeiro. Vamos continuar trabalhando para o Rio virar a grande capital da moda mundial! – festejou.

A apresentação foi realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo, e contou com a presença de Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, presidente do Sistema FIRJAN; Fernando Pimentel, diretor Superintendente da ABIT; Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras; Antonio Bringer, vice-presidente da Firjan e presidente do Conselho SENAI; Mário Bourguini, coordenador de projetos estratégicos do Instituto Pereira Passos; e de convidados.

O Rio-à-porter conta com apoio da Francal Feiras, Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), Sebrae, TexBrasil, Apex-Brasil, Associação Brasileira de Estlistas (Abest), Prefeitura do Rio e Governo do Estado do Rio de Janeiro.| Juliana Romar

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