Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/09/2009 - 09:46

Ceará ganha mais um parque eólico

Parque Praia Formosa entra em operação com 104,40 MW instalados.

O maior parque eólico em capacidade instalada do Nordeste entrará em operação amanhã, dia 10 de setembro, em Camocim, no litoral oeste cearense. O empreendimento de 104,40 MW e de propriedade da SIIF Énergies, associada da ABEEólica, é o Parque Eólico Praia Formosa, equipado com 50 aerogeradores, cada um com 2,1 MW.

A usina é mais nova a gerar energia elétrica através dos ventos dentro do Proinfa (Programa de Incentivo às Fontes Alternativas), com 416.678 MWh anuais contratados pela Eletrobrás para o período de 20 anos, que estarão disponíveis para praticamente todo o País pelas linhas de transmissão do SIN (Sistema Interligado Nacional).

“A entrada em operação deste mais novo parque, e de outros já em funcionamento, demonstra os bons resultados do Proinfa e da viabilidade da energia eólica no Brasil como complemento da energia hidrelétrica”, afirma o presidente da ABEEólica, Lauro Fiuza Junior.

Com essa usina, que terá uma geração suficiente para abastecer uma cidade com 418 mil habitantes, conforme dados da ANEEL, o Ceará se consolida como o principal gerador eólico, com 254,4 MW instalados e em operação, e ajuda o Nordeste a responder por 70% da capacidade total de 547,6 MW eólica instalada no Brasil a partir do dia 10 de setembro de 2009.

A SIIF investiu R$ 500 milhões na usina de Praia Formosa e completa com esse novo empreendimento 153 MW no Brasil. A empresa, sediada em Fortaleza, prevê inaugurar ainda, em 2009, mais um parque de 54 MW no Ceará e, em 2010, outro de 135 MW em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro.

No empreendimento de Camocim da SIIF (CE), outros associados da ABEEólica participaram da implementação do projeto. A Suzlon (CE) forneceu os aerogeradores do parque, sendo as torres de responsabilidade da Engebasa Sawe (SP) e Máquinas Piratininga (PE). Nas linhas de transmissão atuou a Alubar (PA), a Tomé Engenharia e Transportes (SP e CE) cuidou da logística pesada e montagem, as obras civis são da Mercurius (CE) e a engenharia de vento foi da Braselco (CE).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira