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10/09/2009 - 09:47

Treinamento de lojistas ajuda a incrementar as vendas

Para se recuperar da crise, centros de compras investem em capacitação de lojistas para aumentar as vendas.

Excelência no atendimento é um dos maiores diferenciais competitivos do mercado e o fator principal para o crescimento das vendas. Pensando nisso, quatros dos shoppings administrados pelo grupo Aliansce - Shopping Grande Rio, Via Parque, Passeio e Santa Cruz Shopping - estão qualificando lojistas e vendedores para desenvolvimento de novas habilidades, conceitos, comportamentos e atitudes que ajudarão a influenciar potenciais clientes na hora da compra. Para quem ainda não foi escalado para um treinamento sobre novas abordagens de vendas, acaba de chegar às livrarias de todo o país o livro Como se Tornar um Vendedor Pit Bull, editado pela Campus-Elsevier. O novo título, de 144 páginas e em forma de manual, descreve todos os segredos para alcançar o sucesso. Destinada principalmente a vendedores, a obra é dividida em quatro capítulos, que abordam os temas mais importantes e indispensáveis para quem quer construir uma carreira de sucesso na área.

Para treinar vendedores e lojistas, o Via Parque Shopping realiza, até novembro, o Projeto Reciclo. A programação inclui palestras sobre estratégias de abordagem, em setembro (“Culinária é arte, atender bem também”); venda imediata e conquista do cliente, em outubro (“Inteligência Emocional em vendas de varejo – Vender mais gerando fidelidade”); e ensinamentos sobre como enfrentar momentos de estresse e de grande fluxo, prezando sempre o bom atendimento (“Fazendo malabarismo para ter um Natal de alegria”), que fecha o ciclo em novembro. “O projeto é positivo para qualificação profissional dos lojistas, mas também para a satisfação dos clientes”, afirma o superintendente do Via Parque Shopping, Amaury Veras.

A mesma experiência está sendo compartilhada pelo Shopping Grande Rio, que no início de agosto promoveu a “III Oficina de Varejo do Shopping Grande Rio”. O próximo encontro está previsto para outubro e tem como objetivo estruturar os lojistas para as vendas no Natal. Para o superintendente do Shopping Grande Rio, Luís Antônio Marques, o Fórum ajuda a melhorar as técnicas de vendas usadas pelas equipes. “Um atendimento de qualidade pode ser o fator decisivo no momento da compra. Procuramos oferecer aos nossos lojistas recursos para que eles possam crescer como profissionais da área do varejo e melhorar o atendimento em seus estabelecimentos. Todo shopping, como ponto de venda de produtos e serviços, deve estar preocupado com esta questão”, afirma.

Além desses, o Passeio Shopping também promoveu uma Oficina de Varejo no dia 25 de agosto, onde 100 participantes se reuniram para uma palestra com o Instituto Brasileiro de Atendimento ao Cliente (IBRC). Segundo a superintendente do shopping, Giovanna Costa, a idéia é preparar os lojistas para a chegada da coleção primavera-verão. Em junho, o Santa Cruz Shopping realizou palestras para funcionários e lojistas. Quem ministra o curso é o consultor empresarial Fernando Baptista de Lima, especialista em Marketing, Motivação, Gestão de Vendas e de Produtos. “O objetivo desta ação é o aperfeiçoamento dos serviços do mall para fidelização dos clientes” revela o coordenador de Marketing do Santa Cruz Shopping, Aldo Oliveira.

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