Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/09/2009 - 08:59

Indústria do cobre apresenta retração nos postos de trabalho

Pesquisa realizada pelo Associação Brasileira do Cobre (ABC) e pelo Sindicel mostra o panorama de demissões no setor em meio à crise mundial.

A indústria brasileira de fios e cabos e produtos semimanufaturados registrou no primeiro semestre de 2009 o fechamento de 1785 postos de trabalho, o que representa cerca de 300 vagas por mês. Os números são resultados de levantamento exclusivo realizado pela Associação Brasileira do Cobre (ABC) e pelo Sindicel (Sindicato dos Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais Não Ferrosos do Estado de São Paulo).

A pesquisa mostra que o setor de fios e cabos (cobre e alumínio), em específico, fechou 1156 vagas, totalizando no fim do período 13.856 empregados. No segmento de semimanufaturados a queda foi de 629 vagas, resultando 3.844 postos em julho.

O resultado conflita com o balanço geral de 2008 que registrou a abertura de cerca de 1000 novas vagas. “Esse cenário é reflexo da forte crise econômica mundial e acompanha a retração de mais de 15% no volume da produção de cobre no País, no período avaliado”, afirma Sérgio Aredes, presidente do Sindicel. Mesmo com os números negativos, as perspectivas do setor para os próximos meses são mais otimistas. “Já há uma sinalização da recuperação gradual do ritmo de atividade geral no mercado nacional”, conclui.

Perfil: O Sindicel representa as empresas do setor de fios e cabos elétricos e ópticos e de produtos semimanufaturados em cobre e outros metais não-ferrosos. Fundado em 1979, atualmente reúne 51 empresas em todo o território nacional, representando mais de 90% da totalidade do setor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira