Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/09/2009 - 09:35

Atlântico Sul bate quilha do primeiro navio do Promef


O diretor de Transporte Marítimo da Petrobras Transporte S.A - Transpetro, Agenor Junqueira, explicou, em coletiva realizada no dia 10 de setembro (quinta-feira), no Recife, Pernambuco, como será a cerimônia de batimento de quilha do primeiro navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef). A cerimônia, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva será realizada no dia 11 de setembro (sexta-feira), no estaleiro Atlântico Sul, em Ipojuca, Pernambuco.

Segundo a agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele ainda irá à inauguração do cais numero 5, realizará o batimento da quilha, visitará o estaleiro , participará de cerimônias com autoridades e fará uma vista à uma biofábrica de cana.

A solenidade possui forte significação na indústria naval. Quando os navios eram feitos artesanalmente, a quilha era a espinha dorsal e simbolizava o início da construção do barco. Hoje, o batimento de quilha simboliza o assentamento do primeiro bloco já pronto.

Junqueira lembrou a cerimônia de corte de aço do navio, realizada em setembro do ano passado, que também contou com a presença do presidente Lula. Dia 11/09 será a instalação do primeiro bloco no dique seco, formando a edificação completa do navio. Uma ação positiva é que o bloco já vai pronto, todo equipado, basta apenas unir as partes para construção total do navio, que vai incorporar a frota da Transpetro no primeiro semestre de 2010.

De acordo com Junqueira, esse projeto tem um grande significado socioeconômico, não só para o Estado, mas também para o país. “São nove mil empregos diretos, sendo seis mil na construção do estaleiro e três mil na construção dos navios. Tudo mão de obra local”, explica.

O Promef é um dos mais importantes projetos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC e foi diretamente elaborado e executado pelo Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Essa ação criará aproximadamente 40 mil empregos diretos e 120 mil indiretos em suas duas etapas. A primeira tem a previsão da construção de 26 navios (petroleiros e gaseiros). Está previsto um investimento de US$ 2,5 bilhões. Já na segunda etapa, outros 23 navios serão construídos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira