Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/04/2007 - 10:54

Música no Museu realiza apresentação inédita com grupo índigena


O projeto Música no Museu inova mais uma vez e leva ao Museu Histórico Nacional, o grupo cultural “Klekeniisô Fulni-ô”. A apresentação acontece no próximo dia 27 de abril (sexta-feira), às 12h30. A idéia é fazer um resgate às tradições indígenas e emocionar o público. A apresentação da música se faz acompanhar por três instrumentos: o maracá - dá o ritmo, chocalhos presos ao tornozelo e o toré, um instrumento feito do bambu.

O "Grupo Cultural Klekleniisô Fulni-ô" se apresenta através do canto que expressa os sons da natureza. Levam as escolas e centros culturais uma apresentação que costuma prender a atenção, emocionando e fixando os olhares de adultos e crianças com a beleza plástica e energia que transmitem, arrepiando a alma.

A música dos Fulni-ô é inspirada na natureza, fala em animais, aves, nas águas, matas, ervas medicinais, preservação do meio ambiente, contam histórias dos seus ancestrais, louvam ao Grande Pai, "êydxadwalha" usam o toré, um instrumento musical feito de bambu, o mais tradicional e extremamente de cunho religioso, havendo raras exceções para ser apresentada ao branco, sendo que nas apresentações é feita apenas uma representação da música/dança deste. As raras exceções são dirigidas a autoridades de alto escalão. Usam também o maracá, instrumento que dá o ritmo a dança e chocalhos nos tornozelos.

Existe também a cafurna, uma dança cultural resultante da influência de outros grupos e uma conhecida como coco de roda, dançada com estilo próprio e que tem origem na cultura dos negros. As músicas das danças são cantadas em português e yathê.

Música no Museu: Inaugurada em 1997 pelo violonista Turíbio Santos, Música no Museu já contou com a participação de mais de 2.000 músicos, entre eles orquestras, grupos, corais e solistas, incluindo 120 artistas internacionais. Um ano depois a série passou por um processo de expansão e hoje já é uma realidade em mais dezesseis cidades do Brasil (São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Tiradentes e Niterói, Salvador, Aracaju, São Cristóvão-Se, Maceió, Joao Pessoa, Recife, Olinda e Natal..

Em 2006 foram realizados 428 concertos, o que significa mais de 185 mil expectadores desde o início do projeto. Para 2007, quando completa 10 anos, estão previstos 460 concertos, 150 já realizados.

Quem são Klekleniisô Fulni-ô: Fulni-ô = povo da beira do rio. Remanescentes dos carnijós ou carijós

História = A tribo foi colonizada em 1680, sendo o único povo indígena do Nordeste, que conseguiu manter viva e ativa sua própria língua, Yathê, sendo um exemplo de resistência, já que preservam sua cultura.

Língua – yathê - Habitam a cidade de Águas Belas, onde o Rio Ipanema passa a 4 km da aldeia. localizada há 273 km da capital do Estado de Pernambuco.

População - cerca de 5.000 habitantes.

Dia 27 de abril às 12h30, no Museu Histórico Nacional, Praça Marechal Âncora, s/no.- Centro – Rio de Janeiro (RJ) .Capacidade: 200 lugares.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira