Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/09/2009 - 11:27

Carreira que cresceu com o Brasil

Boris Tabacof relata experiência profissional para destacar importância de crescimento espiritual.

É muito difícil trilhar um caminho empresarial com sucesso, percorrendo os mais diferentes postos, guardando consigo os ideais do inicio. No Brasil, quando se pensa historicamente, podemos observar momentos políticos difíceis com uma economia instável. Época de conflitos como é o caso do período do golpe militar, do AI5, de uma inflação galopante que empresários ou gerentes, a qualquer hora, poderiam ser impedidos de construir o progresso.

Porém alguns se sobressaíram e nunca cansaram de avançar a cada dia um degrau, buscando desenvolvimento e modernidade em todos os setores - financeiro, administrativo, tecnológico e gerencial.

Boris Tabacof se enquadra no grupo dos que nunca desistiram de tentar construir o Brasil, e mostra isso no livro "Espírito de empresário - Reflexões para construir uma gestão baseada em valores", que a Editora Gente lança este mês. Como um relato biográfico, ele descreve diferentes momentos políticos e econômicos e apresenta sua vida profissional nesse contexto.

Após administrar a empresa moveleira da família e se engajar na política como Secretario da Fazenda da Bahia, ele alça novos vôos, e aos 40 anos, desembarca em São Paulo. Indicado, pelo então ministro Roberto Campos, para dirigir o Banco Safra. Depois começa a trilhar na Cia Suzano de Papel um processo marcado pelo pioneirismo, já que a empresa foi a primeira no mundo a fabricar celulose a partir do eucalipto, o que conforme relata "permitiu colocar o Brasil entre os maiores players globais do ramo". Ajudou o Grupo a implantar o Pólo Petroquímico de Camaçari, na Bahia e as fábricas de polietileno e de polipropileno.

Com outros exemplos positivos de gestão, destaca sua passagem pela Embraer, a qual define a empresa como: "prova concreta de que é possível ao Brasil alçar-se a patamares de alta tecnologia como é a fabricação de aviões, o que coloca a Embraer como a terceira companhia no ranking mundial da produção de jatos comerciais."

Durante todo o relato, o autor relembra questões que sempre pontuaram seu desempenho profissional como o livre-arbítrio, a criatividade nos negócios, a coragem para enfrentar os piores problemas com resiliência, acreditando sempre na força divina e respeitando sempre as adversidades. Tabacof cresceu e com ele cresceram também suas preocupações. Questões como meio-ambiente, Protocolo de Kyoto, Globalização e espiritualidade são pontos de destaque no livro.

O autor: Boris Tabacof nasceu na Bahia, filho de imigrantes russos chegados na década de 1920. Após uma turbulenta juventude de militância política de esquerda, diplomou-se em engenharia civil. Partiu para diversas atividades no comércio, construção e agricultura. Depois de uma temporada trabalhando no governo da Bahia, transferiu-se para São Paulo, onde exerceu, e ainda exerce, atividades na alta administração de grandes grupos empresariais, como Safra, Suzano e Embraer. Tem colaborado com artigos na Folha de S.Paulo e outros jornais, além de participar de entidades empresariais - como a Fiesp e a Bracelpa - e de organizações sociais - como a Sociedade do Hospital Albert Einstein e a Abrinq. Escreveu o livro Perdidos & achados (Hucitec).

Dados do livro.: Título: Espírito de empresário - Reflexões para construir uma gestão baseada em valores | Autores: Boris Tabacof | Editora: Gente | ISBN: 978-85-7312-562-7 \ Formato: 16 x 23 | Páginas: 256 | Preço: R$ 54,90 | Classificação: Carreira | Número da edição e ano: 1ª edição / 2009.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira