Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/04/2007 - 11:22

A mobilidade toma conta do seu dia-a-dia

Nos últimos tempos cada vez mais estamos nos comunicando e necessitando de acesso a informações em qualquer hora e lugar. Assim, seremos mais competitivos e produtivos. Atualmente, o aparelho sem fio que mais utilizamos é o telefone celular. Quem já não saiu de casa apressado e se deu conta no meio do caminho para o escritório que o esqueceu em cima da mesa do café? É como se estivesse deixado uma parte sua em casa, ficando sem seus contatos e sem comunicação durante todo o dia. Este é apenas o começo.....

Tudo se tornará digital, móvel, virtual e pessoal. Com o avanço de tecnologia e o mundo cada vez mais globalizado e competitivo, os profissionais demandam equipamentos com mais capacidade de processamento, armazenamento de dados e conectividade. É aí que entra um recurso como um notebook que permitirá ao usuário aumento real de produtividade, acesso à informação onde estiver e a qualquer momento com facilidade de uso e segurança às informações.

Nos dias de hoje, as informações são rápidas e dinâmicas. Você já deve ter percebido que assim que acontece algo em uma grande cidade, em qualquer parte do mundo, em minutos as informações já estão publicadas na internet.

Com esta velocidade, os internautas podem ingressar de forma rápida e simples num mundo de informações, inclusive para a tomada de decisões do que fazer. Por exemplo, quando há uma grande tempestade em uma cidade como São Paulo. O usuário é capaz de saber quais as regiões estão alagadas ou intransitáveis, possibilitando definir como fará para atender ao seu compromisso ou voltar para casa no final do dia.

Esta é apenas uma analogia de como os dados devem fluir também para um executivo ou um pequeno e médio empresário.

O que um profissional tem de tarefas no seu dia-a-dia de trabalho? Reuniões, visitas a clientes, apresentações, relatórios corporativos, relatórios de despesas de viagens e atividades para sua vida pessoal, como por exemplo, comprar presente de aniversário para seus filhos.

Além de todas estas atividades, este profissional necessita estar em diversos lugares ao mesmo tempo. Com esses exemplos, podemos entender que hoje o executivo necessita de mais agilidade e de se locomover para diferentes locais, em curto espaço de tempo. Resumindo, ele precisa de flexibilidade e capacidade de ter num único equipamento todas as informações necessárias para a execução de suas tarefas diárias, com acesso a internet e/ou a sua rede corporativa, permitindo comunicação em qualquer hora e lugar.

Vamos falar um pouco de conectividade. A palavra mais ouvida hoje em dia é Wireless (sem fio), ou seja, é a possibilidade do usuário de um equipamento portátil se conectar e ter acesso às informações ou a sua rede corporativa de qualquer local que estiver. Pode-se, por exemplo, estar em um restaurante almoçando com um cliente e depois seguir para uma pequena reunião, tendo acesso a todas as informações necessárias para fechar um negócio por meio da internet ou conexão a sua rede corporativa.

Isso, sem a necessidade de se locomover a um escritório, o que lhe dá vantagens quanto a seu concorrente. Qual o resumo disso tudo? O usuário pode trabalhar sem a necessidade de estar em seu escritório, conseguindo otimizar o seu tempo, aumentando sua produtividade e gerando mais retorno para a empresa.

Dados mostram que um usuário que utiliza um notebook obtém 13% a mais de produtividade por semana e até seis horas a mais de trabalho comparado a um usuário sem mobilidade. Além de proporcionar ganho de produtividade para o usuário, a empresa que opta em investir em um equipamento portátil deve levar em conta a redução de custos agregadas aos investimentos de TI.

Podemos citar que utilizando equipamentos portáteis a empresa diminui o tamanho das mesas, reduzindo espaço e possíveis custos desnecessários, tai como: aluguel, gastos com energia elétrica, com ar condicionado, entre outros. Além disso, a empresa pode manter todo o seu ambiente de rede sem fio sem a necessidade de grandes investimentos em infra-estrutura de redes convencionais.

Uma rede sem fio hoje permite flexibilidade para uma empresa que está em crescimento. Na prática, pode ser a inclusão de novos usuários ou até mesmo a mudança de layout ou do prédio sem a necessidade de reinvestir em uma estrutura de rede cabeada convencional. Outro ponto é a comodidade de trabalhar em casa, acessando os mesmos arquivos e sistemas como se estivesse na empresa, otimizando dessa forma o tempo do usuário.

Quando se fala em mobilidade é necessário levar em consideração o bem mais importante que os usuários possuem: os dados. Muitas vezes as informações contidas num notebook corporativo são extremamente confidenciais, podendo haver informações internas e competitivas de sua empresa, como elementos sobre clientes e parceiros que se forem acessadas por terceiros podem causar muitos prejuízos à imagem da empresa.

Por este motivo, grande parte dos notebooks voltados para empresas possuem características de segurança integradas que permitem o bloqueio de usuários não autorizados com leitura de impressão digital, chips de segurança com dados criptografados (em códigos) e proteção ao HD que permite segurança caso o HD for retirado de um notebook e instalado em outro para roubo de informações.

Levando tudo isso em consideração, podemos concluir que um profissional que possui um equipamento portátil ganha em produtividade, satisfação no ambiente de trabalho, otimização de tempo e balanceamento entre sua vida profissional e pessoal.

Para a empresa o resultado pode ser visto no aumento de lucratividade, redução de custos e redução de investimentos em ambientes de rede e satisfação do funcionário, que pode trabalhar em qualquer lugar tendo os mesmos recursos oferecidos no escritório. Tudo isso, sem esquecer da segurança dos dados que é o bem mais valioso de uma organização.

. Por: Daniel Ribas, gerente de produtos móveis da HP Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira