Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/09/2009 - 09:13

Encontro entre Thomson Reuters e Progress Apama discutiu panorama atual da negociação eletrônica por algoritmos no país

A Thomson Reuters, companhia líder mundial no fornecimento de informação inteligente para negócios e profissionais, em parceria com a Progress Software Corporation, líder no fornecimento de tecnologia para o desenvolvimento, implantação, integração e gerenciamento de aplicações de negócios e desenvolvedora da plataforma Apama Algorithmic Trading, realizou encontro com principais clientes e especialistas internacionais, para discutir tendências, desafios e benefícios da negociação eletrônica por algoritmos no mercado brasileiro.

Os executivos Emmanuel Doe, Global Business Manager, Tick History Archive, e Richard Brown, Global Business Manager, Machine Readable News da Thomson Reuters e Mark Spiteri, Senior Director & Head of Software Development da Progress Apama, apresentaram suas experiências no mercado europeu e americano, além das principais perspectivas para o mercado de transações ultra-rápidas no Brasil.

A negociação por algoritmos, ou negociação de alta freqüência, oferece liquidez adicional para as empresas e torna os mercados mais eficientes. A execução de algoritmos reduz os custos dos corretores e investidores ao realizar, através das máquinas, tarefas simples e a níveis de escala nunca atingidos por operadores humanos. O principal desafio da transação eletrônica é traçar estratégias inteligentes de negociação.

“Nos Estados Unidos e Europa, 70% do mercado é negociado eletronicamente. O Brasil possui um mercado financeiro dinâmico e concentrado e, em breve, terá o segmento de negociação eletrônica estabelecido no país. A Thomson Reuters tem feito investimentos significativos no Brasil e continuará a fazê-los”, revela Emmanuel Boe, Global Business Manager da empresa.

Para o executivo, há uma grande oportunidade de crescimento do algo trading no mercado de ações e mercado futuro, porém são necessários investimentos em tecnologia e uma mudança no quadro regulatório do país. “As regras terão que evoluir para serem semelhantes a outros mercados eletrônicos onde a negociação por algoritmo pode ser altamente eficiente, sem obstáculos legais ou altos custos de transação”.

A Thomson Reuters oferece um conjunto de soluções para traders quantitativos que inclui uma variedade de ofertas de conteúdos exclusivos e originais, tais como os dados do NewsScope Sentiment, integrados a instrumentos negociados em bolsa em tempo real e análise de dados históricos. “O custo de aquisição de conteúdo crítico para a produção de alpha é alto, assim como a manutenção de um banco de dados redundante. Nós agregamos esses conteúdos em nossos feeds de forma integrada, para que nossos clientes os utilizem nas negociações de mercado”, afirma Richard Brown.

Segundo o especialista, o mercado está buscando conteúdo exclusivo através de tecnologias inovadoras que proporcionam uma análise das notícias, contribuindo para a identificação de novas oportunidades de negociação eletrônica. “O mercado brasileiro é especialmente oportuno para avançar nesta nova tecnologia que incorpora as notícias como um fator competitivo capaz de fornecer um alpha mais estratégico”.

Ao concordar com esta análise, o especialista da Progress Apama, Mark Spiteri, assinala que a plataforma Apama Algorithmic Trading contempla exatamente a necessidade de estratégias personalizadas de trading no mercado de alta freqüência. “Além de correlacionar múltiplos conteúdos de informação de negócio, de forma automática e na velocidade imposta pelos novos padrões de mercado, nossa plataforma é a única que admite as customizações indicadas pela inteligência de negócios definida pelo próprio usuário”, completa o executivo.

Perfil: A Thomson Reuters é a companhia líder no mundo no fornecimento de informação inteligente para negócios e profissionais. Nós combinamos a experiência no mercado com tecnologia inovadora para entregar informação crítica aos principais tomadores de decisões nos mercados financeiro, legal, científico, fiscal, de saúde e mídia, com a força da mais confiável agência de notícias do mundo. Com sedes em Nova York e grandes operações em Londres e Eagan, Minnesota, a Thomson Reuters emprega mais de 50.000 pessoas em 93 países. As ações da Thomson Reuters estão listadas na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: TRI), na Bolsa de Valores de Toronto (TSX: TRI), na Bolsa de Valores de Londres (LSE: TRIL) e na Nasdaq (NASDAQ: TRIN). [ www.thomsonreuters.com].

A Progress Software Corporation (www.progress.com/br) é uma fornecedora global de serviços e tecnologia para desenvolvimento e implantação de aplicativos de e-business. Conta com mais de 2 mil parceiros mundiais (ASPs - Application Service Providers - e APs - Application Partners), que distribuem anualmente U$ 5 bilhões em aplicações baseadas em Progress e serviços relacionados. Seus produtos são usados por cerca de 10 mil organizações em 120 países, incluindo 70% das companhias listadas na revista norte-americana Fortune 100.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira