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15/09/2009 - 10:08

Uma nova safra de importadoras de vinhos

Antes dominado por grandes distribuidoras, o mercado se pulveriza no momento em que a bebida cai de vez no gosto do brasileiro .

O mercado de importação de vinhos no país tem muito o quê brindar. Afinal, o brasileiro nunca consumiu tanto o néctar de Baco quanto nos últimos tempos. Somente em 2008, foram importados 54,3 milhões de litros, principalmente de vinícolas do Chile, Argentina, Itália, Portugal, França e Espanha, segundo dados da International Consulting. O crescimento do consumo tem provocado uma profunda transformação no setor, que movimentou R$ 870 milhões ano passado: a ascensão de importadoras menores, que ocupam espaços antes exclusivos das empresas tradicionais.

Uma das empresas que tem aproveitado o aumento do apetite brasileiro por vinhos é a Max Brands. Fundada em 2008, a importadora cresceu 50% já no primeiro trimestre de 2009 em relação ao mesmo período do ano passado; agora, prevê um crescimento superior a 40% neste ano, no embalo do aquecimento do mercado vinícola.

“Apesar de novos no mercado, entramos com uma carta de vinhos forte e com uma estratégia diferente para criar nosso portfólio. Nosso foco é a gestão estratégica das marcas, cuidando para que a linha de produtos oferecida seja variada, mas sem concorrência entre as marcas distribuídas”, afirma o diretor da Max Brands, Alexandre Fadel. “Isso dá tranqüilidade aos fornecedores, que acabam construindo uma relação de parceria, minimizando riscos de perdê-los para a concorrência”, explica Fadel, que credita o sucesso do negócio a essa estratégia, somada ao aumento de consumo do vinho no país.

A carta de vinhos da importadora é formada com produtos trazidos da Itália (35%), Argentina (28%), Chile (22%) e França (15%). São comercializados nas principais redes varejistas do país, além de casas especializadas e restaurantes, onde a empresa também tem aumentado a presença. “Para se manter fortalecido nesse segmento, é necessário diversificar a presença de nossas marcas. Com o brasileiro cada vez mais amante desse tipo de bebida, é durante um jantar em um restaurante que ele pode começar a construir ‘sua relação’ com um novo vinho”, conclui o diretor da Max Brands.

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