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15/09/2009 - 10:26

Toyota amplia a gama do Corolla com lançamento da versão GLi


O modelo se posicionará entre as versões XLi e XEi e vai oferecer a melhor relação custo/benefício da categoria entre R$ 65 mil e R$ 70 mil.

A Toyota amplia a linha Corolla com o lançamento no mercado brasileiro da versão GLi. Posicionado entre os modelos XLi e XEi, o Corolla GLi agrega todas as qualidades das outras versões do sedã médio da marca a uma ampla lista de equipamentos, tendo como foco os consumidores que buscam a melhor relação custo/benefício do segmento, na faixa entre R$ 65.000,00 e R$ 70.000,00. O Corolla GLi chega ao mercado com preços de R$ 65.240,00 para a versão manual e R$ 69.170,00 para a versão automática.

Lista de Equipamentos - O Corolla GLi traz a mais completa lista de equipamentos em sua faixa de preço, que garante excelente conforto ao motorista e aos passageiros. Oferece vidros, travas e retrovisores elétricos, sendo que os vidros possuem acionamento por um toque e dispositivo antiesmagamento em todas as janelas. O computador de bordo agrega seis funções: relógio, temperatura externa, consumo instantâneo, consumo médio, velocidade média e autonomia. O ar-condicionado, além de acoplar o filtro de poeira, é também automático e digital. O sistema de som de traz CD Player que reproduz arquivos de MP3 e WMA. Já o volante possui comando de todos os controles do computador de bordo e do sistema de som.

Há airbag dianteiro duplo e freios com sistema antitravamento ABS e distribuição eletrônica de frenagem (EBD – Eletronic Break Distribution). Este conjunto permite ao motorista manter o controle direcional do veículo em caso de frenagens abruptas.

Para maior conveniência, o sedã médio também trava automaticamente as portas com o veículo em movimento (a 20 km/h). A abertura do tanque de combustível e da tampa do porta-malas é interna.

Outros itens importantes se apresentam na lista do novo Corolla GLi, como o painel de instrumentos com iluminação Optitron (que regula a intensidade das luzes do painel de acordo com a iluminação externa), alarme, fechamento de vidros e abertura do porta-malas com controle na chave e banco traseiro bipartido (60/40) com porta-copo e descansa braço central.

Design - Esteticamente, o Corolla GLi mostra as mesmas características das outras versões apresentadas ao público em março do ano passado. A dianteira traz linhas curvilíneas e capô com linhas acentuadas, que privilegiam aspectos aerodinâmicos e harmonizam com o pára-choque de linhas marcantes.

Na lateral, destaque para a linha de cintura alta e para a fluidez das formas, que criam um visual dinâmico, ressaltado pelo aumento da largura da carroceria, pelas colunas centrais finas e pelo teto de perfil baixo. Existe uma continuidade harmônica das linhas da lateral entre os eixos e a parte inferior dos pára-choques.

A traseira também enfatiza as formas do Corolla GLi, onde se sobressai a tampa do porta-malas que, além de ‘musculosa’, ainda acompanha em perfeita sintonia o caimento da Coluna C. As lanternas traseiras seguem o desenho da parte superior do pára-choque, invadem a tampa do porta-malas e - assim como os faróis dianteiros – têm luzes em três parábolas que criam um visual muito bonito, quando acesas.

Conforto interior - Por dentro, destaque para a textura suave dos materiais dos tecidos que revestem os bancos e o teto e para o bom encaixe de todas as peças que compõem o habitáculo. Merece atenção também a fácil acessibilidade a todos os comandos (controles do sistema de som, do acionamento dos vidros e do ar-condicionado, alavanca de transmissão, etc) e o conforto dos bancos.

Motor e câmbio - Como nas demais versões, o motor do Corolla GLi é o consagrado 1.8 VVT-i Flex de 16 válvulas que rende 136 cv de potência máxima a 6.000 rpm, quando abastecido só com álcool e 132 cv, também a 6.000 giros, se for alimentado exclusivamente com gasolina, com torque máximo de 17,5 kgf.m com álcool e 17,3 kgf.m com gasolina, ambos a 4.200 rpm. A taxa de compressão é de 10:1.

A nova versão está disponível nos dois tipos de transmissão: manual de cinco velocidades, cujas principais características são ótima relação de marchas, leveza do conjunto e suavidade nos engates; e automática de quatro velocidades com Super ECT (Controle Eletrônico de Transmissão, em português). Essa tecnologia analisa as condições de uso do veículo (ladeira, subida, trânsito, etc) e, em função disso, seleciona e mantém a marcha mais adequada para a condição encontrada. A atuação do Super ECT ainda evita mudanças desnecessárias de marcha, otimizando a performance e reduzindo o nível de emissão de poluentes.

Suspensão e rodas - A suspensão dianteira do Corolla GLi é independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora. Construída com componentes de alta rigidez, essa suspensão possui um ajuste fino, o que resulta em equilíbrio entre conforto e esportividade, aliado a um baixo nível de vibração e ruído e também em excelentes níveis de estabilidade e conforto.

A suspensão traseira de geometria semi-independente é dotada de buchas de correção angular e barra estabilizadora e conta com molas e eixo traseiro redimensionados, além de componentes de alta rigidez (perfil ETA – perfil curvo ideal para resistência torcional). O conjunto traseiro ainda apresenta buchas de suspensão compostas por um material mais elástico em comparação com a geração anterior do Corolla, proporcionando o melhor nível de estabilidade da categoria e excelente capacidade de carga.

As rodas que equipam o Corolla GLi são de liga leve, com 16 polegadas, revestidas com pneus 205/55.

Processo construtivo - O Corolla GLi agrega todas as virtudes em seu processo construtivo, já consagrados nas outras versões da linha. Sua a carroceria recebeu horas de estudo em melhorias, com a finalidade de proporcionar maior nível de conforto aos ocupantes e também elevar ainda mais o nível de confiabilidade do modelo. O monobloco é dotado de uma estrutura de alta rigidez, que, além de proporcionar sensação de bem-estar, contribui para a melhoria da estabilidade e dirigibilidade do modelo em trechos sinuosos. A região da fixação do banco traseiro também possui reforço estrutural.

A estrutura da carroceria possui ainda tratamento galvânico, de forma a evitar a ação de corrosão. Isso significa que, após anos de uso, o consumidor terá um veículo mais valorizado na hora da revenda, devido às boas condições de conservação.

Para minimizar o nível de ruído no interior, o modelo conta com mantas acústicas em dois formatos (curvo e plano) instaladas em toda a região do assoalho. Além disso, há vedação acústica na parte frontal, entre o capô e os pára-lamas, e nas laterais - em todas as junções das portas com os pára-lamas e nos quadros das portas.

Todas as junções do sedã médio da Toyota possuem espaçamento mínimo entre as partes e superfícies de junção plana, o que não só contribui para a minimização dos ruídos, mas também denota refino no acabamento do carro.

A ausência de ruído na carroceria também se deve aos apêndices aerodinâmicos instalados na parte inferior da carroceria. Esses dispositivos contribuem para a redução no consumo de combustível.

Tecnologia - O gerenciamento eletrônico do conjunto mecânico, sistema elétrico e itens de segurança e entretenimento do Corolla GLi é feito por um moderno sistema de multiplexagem chamado de CAN (Controller Área Network). Com isso, o funcionamento desses itens se torna mais eficiente, devido à maior taxa de transferência de dados, além de proporcionar uma redução significativa do número de cabos e sistemas em paralelo, o que simplifica a manutenção do veículo e possibilita a instalação de mais equipamentos de conforto e conveniência à escolha do cliente.

Esse sistema já equipa veículos de segmento superior da Toyota, como o Camry, além dos luxuosos Lexus ES350 e LS460L. E também está presente no Corolla desde março do ano passado, data de lançamento da 10ª geração do modelo no Brasil.

O CAN permite ainda a customização de várias funções do Corolla, como o funcionamento do controle remoto do alarme, o tempo do travamento das portas com o veículo em movimento, o funcionamento da luz de advertência da falta de combustível no reservatório de partida a frio e o temporizador de acendimento das luzes internas.

Meio Ambiente - A Toyota é mundialmente reconhecida por sua irrestrita preocupação e respeito com o meio ambiente. E, na construção do Corolla, a montadora extrapolou seus próprios parâmetros e criou o sedã médio mais “verde” produzido no Brasil. São fabricadas em resina recicláveis todas as peças de revestimento do veículo, que estão identificadas com o símbolo de Produto Reciclável.

O painel frontal é inteiramente construído em um polímero denominado TSOP (Polímero Toyota Super Olefina), que foi desenvolvido especialmente pela montadora para também ter um alto índice de eficiência em reciclagem.

Até mesmo o material dos airbags pode ser reciclado, bem como todos os isolantes acústicos do modelo.

Além disso, na linha de montagem, foi eliminada a utilização de metais pesados, como o Chumbo, Cádmio e Mercúrio, além de outros materiais nocivos ao meio ambiente, como o cloreto de vinil.

Cores e Versões - Com o lançamento do Corolla GLi, a linha Corolla passa a ser composta pelas seguintes versões: XLi 1.6 16V VVT-i automática Gasolina, XLi 1.8 16V VVT-i Flex manual e automática, GLi 1.8 16V VVT-i Flex manual e automática, XEi com Banco de Couro 1.8 16V VVT-i Flex manual e automática e SE-G automática Flex.

As cores disponíveis para a linha são: Prata Supernova, Preta Eclipse, Bege Aurora, Cinza Galáctico, Branco Polar, Verde Boreal e Azul Orion.

A Toyota do Brasil Ltda conta com 3.200 colaboradores em suas unidades de Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP) e Guaíba (RS). Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation (TMC) é uma das fabricantes de veículos para passageiros e comerciais mais representativas do mundo. Com produção em 26 países e regiões e vendas em mais de 170 países, a empresa é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. A Toyota possui ações nas Bolsas de Valores de Tóquio, Nagoya, Osaka, Fukuoka e Sapporo (Japão), Nova Iorque (EUA) e Londres (Reino Unido) e emprega atualmente mais de 285.000 colaboradores em todo o mundo. [Sites: www.toyota.co.jp e www.toyota.com.br]

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